Análise: final da Copa do Mundo opõe estilos diferentes de domínio da posse de bola
Espanha e Argentina são as equipes que mais trocaram passes no Mundial

Carregando conteúdo exclusivo...
ATLANTA, GA (EUA) - Espanha e Argentina vão decidir a Copa do Mundo no próximo domingo (19), no MetLife Stadium, em um confronto entre equipes que têm o domínio de bola como principal característica. A diferença é como Luís de la Fuente e Lionel Scaloni fazem as equipes jogarem a partir disso.
➡️Argentina começou a ganhar a semifinal da Inglaterra ainda no hino
As duas seleções lideram as estatísticas de passes dados na Copa do Mundo. Foram 4.772 da Argentina e 4.592 dos espanhóis, que só não estão à frente porque chegaram até a decisão se classificando no tempo normal; os argentinos tiveram prorrogações contra Cabo Verde e Suíça.
O futebol de troca de passes é uma característica nata da Espanha, trabalhado desde as categorias de base nos clubes do país, e que tem justamente em Luís de la Fuente um profundo conhecedor.
O técnico da seleção espanhola comandou o time sub-18 da Espanha e, posteriormente, a equipe olímpica. Era ele o treinador da campanha que rendeu a medalha de prata nos Jogos de Tóquio — na ocasião, perdeu a decisão para o Brasil de André Jardine.
Daquele time, oito estão com De la Fuente na Copa do Mundo, entre eles o goleiro Unai Simón, os meias Pedri e Dani Olmo e os atacantes Oyarzabal e Mikel Merino. Os demais trabalharam com o técnico em algum momento ao longo da carreira.
A Espanha desta Copa do Mundo é um time paciente, que coloca a bola no chão e constrói o jogo de forma natural. E se defende com autoridade: em sete jogos até aqui, sofreu um único gol, na vitória por 2 a 1 sobre a Bélgica nas quartas de final.
Defender-se bem para os espanhóis pode significar ter de fazer faltas: foram 80 em sete jogos, terceira equipe mais faltosa da Copa do Mundo. A Espanha fica atrás apenas da Suíça (87) e… da Argentina, que cometeu 88.

A Argentina de Scaloni é um time mais ofensivo. As trocas de passes costumam ser mais frequentes no campo de ataque, invariavelmente passando pelos pés de Lionel Messi. O camisa 10 tem participação direta em 12 dos 19 gols argentinos — lidera a artilharia da Copa do Mundo, com oito gols, e é vice-líder de assistências, com quatro; o francês Olise tem uma a mais.
Diferentemente da Espanha, a Argentina não chega ao ataque trabalhando a bola de forma paciente; ao contrário, o time de Scaloni é mais prático: funciona à base de Messi ou da pressão ofensiva, a depender de quanto marca o placar por volta dos 80 minutos de jogo.
Seja qual for, os dois estilos foram capazes de levar Espanha e Argentina a uma final de Copa do Mundo.
🔥 Ganhe R$100 de volta em crédito se perder - jogue R$100 e confira as regras
18+ | Ministério da Fazenda adverte: Aposta não é investimento | Conteúdo comercial | Aplicam-se termos e condições.

Futebol Internacional
Quem é o meia brasileiro que pode disputar a Copa pelos Emirados Árabes?
Há 2 dias
Futebol Internacional
Brasileiro é convocado para seleção dos Emirados Árabes
Há 2 dias
Fora de Campo
Alex Escobar vê lado bom em crise na Copa: 'Salvo pelo gongo'
Há 2 dias
Futebol Feminino
Tainá Santos mira avanço do Brasil após campanha perfeita na Copa do Mundo Sub-20
Há 3 dias
Futebol Internacional
Vozinha falha e sofre primeiro gol pelo Colo-Colo após início invicto no Chile
Há 3 dias
Futebol Internacional
Conheça Mauro Júnior, destaque do PSV e novo nome da Seleção Brasileira
Há 1 semanaMais LANCE!

Bola de Ouro 2026: LaLiga tem sete jogadores entre os indicados

Lance! analisa ao vivo a primeira convocação de Ancelotti para a Copa de 2030

Ex-Corinthians surgem como opções para o novo ciclo da Seleção

Corinthians tem quatro nomes em pré-lista de Ancelotti para Seleção

Breno Bidon, do Corinthians, aparece em pré-lista de Ancelotti para Seleção Brasileira

Alvo do Vasco, John Yeboah faz golaço e rouba a cena no Campeonato Italiano; veja vídeo

Messi ainda não acabou: os números que sustentam a reta final da carreira

Janela de transferências registra recorde; Copa do Mundo impulsiona

Partidas do Campeonato Argentino serão paralisadas em homenagem a Messi

Rudiger decide se aposentar da seleção alemã para focar no Real Madrid

Al-Hilal x Al-Ahli: onde assistir, horário e prováveis escalações do jogo do Campeonato Saudita

Van Dijk coloca futuro na Holanda nas mãos de Xavi: 'Vamos ver'

Brasileiros enlouquecem com aposentadoria de Messi da Argentina: 'Nunca mais'

