Curiosidades das Copas: Inédito 0 a 0 foi ‘divisor de águas’ para o Brasil
Empate com a Inglaterra, em 58, foi o primeiro sem gols da história do torneio e levou o técnico Feola passar a escalar Pelé e Garrincha. A partida dali, já sabemos...
- Matéria
- Mais Notícias
O placar de 0 a 0 é o mais "antipático" do futebol, por motivos óbvios. Em Copas do Mundo, ele só foi aparecer na sexta edição e envolvendo justamente a Seleção Brasileira, que encantaria o planeta com um jogo envolvente. Porém, o jogo contra a Inglaterra, na segunda rodada da fase de grupos em 58, tornou-se histórico porque fez o técnico Vicente Feola dobrar-se às escalações de Garrincha e Pelé. Há versões desencontradas, algumas de que jogadores experientes, como o goleiro Gilmar e o lateral Nilton Santos, pediram a inclusão da dupla. Outras de que o treinador apenas fez uma consulta. O fato é que a entrada dos craques transformou a equipe e a levou ao título mundial.
Brasileiros e ingleses se enfrentaram no dia 11 de junho, no estádio Ullevi, em Gotemburgo, na Suécia, pelo Grupo 4. O Brasil havia feito 3 a 0 na Áustria na estreia, enquanto os britânicos vinha de empate por 2 a 2 com a União Soviética. A Seleção criou boas chances, esbarrou no goleiro McDonald e chegou a correr perigos. Com o resultado, Feola sacou Joel e Mazzola e escalou Pelé (que tinha apenas 17 anos) e Garrincha contra a União Soviética.
Diante dos soviéticos, o Brasil venceu com dois gols de Vavá, mas participação fundamental de Pelé e Garrincha. Na sequência, triunfos sobre País de Gales (1 a 0), França (5 a 2) e Suécia (5 a 2) dariam ao país seu primeiro troféu de campeão do mundo.
Relacionadas
Curiosamente, Brasil x Inglaterra foi o primeiro empate sem gols de um Mundial e o único de 58. Apenas no dia 31 de maio de 62 ocorreria o segundo placar zerado, em Alemanha x Itália. No Mundial do Chile, o Brasil também ficaria no 0 a 0 na segunda rodada, com a Tchecoslováquia, e acabaria campeão.
Os empates sem gols do Brasil em Copas
- Brasil 0 x 0 Inglaterra (primeira fase de 58)
- Brasil 0 x 0 Tchecoslováquia (primeira fase de 62)
- Brasil 0 x 0 Iugoslávia (primeira fase de 74)
- Brasil 0 x 0 Escócia (primeira fase de 74)
- Brasil 0 x 0 Espanha (primeira fase de 78)
- Brasil 0 x 0 Argentina (segunda fase de 78)
- Brasil 0 x 0 Itália (final de 94)
- Brasil 0 x 0 Portugal (primeira fase de 2010)
- Brasil 0 x 0 México (primeira fase de 2014)
Mais lidas
Newsletter do Lance!
O melhor do esporte na sua manhã!- Matéria
- Mais Notícias