Após o fiasco na Copa América com a Seleção Brasileira, Douglas Costa acertou nessa semana a sua transferência do Shakhtar Donetsk para o poderoso Bayern de Munique, do técnico Pep Guardiola, e se tornou o 3º mais caro da história do clube, atrás apenas do espanhol Javi Martínez e do alemão Mario Gotze.
O brasileiro foi comprado por 30 milhões de euros depois de jogar na Ucrânia por mais de cinco anos. O meia se destacou no Grêmio e foi negociado com o Shakhtar por 8 milhões de euros. No clube europeu, ele ganhou cinco vezes o campeonato nacional, três vezes a copa e também a supercopa. Aos 24 anos, fez seu primeiro gol pela Seleção Brasileira contra o Peru, na Copa América.
O mais caro da história dos bávaros é Javi Martínez, contratado do Athletic Bilbao em 2012/2013 por 40 milhões de euros. Volante de origem, o espanhol começou a jogar como zagueiro no clube após a chegada de Guardiola. Por 37 milhões de euros, o time de Munique comprou o meia Mario Gotze do Borussia Dortmund. Autor do gol do título da Copa do Mundo de 2014 na final contra a Argentina, Gotze ainda não mostrou o futebol da época do Dortmund.
Além de Douglas Costa, outros dois jogadores custaram 30 milhões de euros aos cofres do maior campeão alemão. Em 2009/2010, o time contratou o atacante Mario Gómez, então com 23 anos, do Stuttgart. A tática de enfraquecer os rivais foi usada também em 2011/2012 para comprar o goleiro Manuel Neuer, que se destacava no Schalke 04.
Na temporada anterior, os alemães pagaram 28 milhões de euros para tirar o zagueiro Benatia da Roma, da Itália. Com um pouco menos, o Bayern contratou Ribéry (25 milhões de euros), Thiago Alcântara (25 milhões de euros) e Robben (24 milhões de euros), três dos melhores jogadores do elenco atual. A décima maior transferência foi em 2003/2004, quando comprou o holandês Roy Makaay, do La Coruña, por 19,7 milhões de euros.
Veja a galeria com os valores das contratações mais caras do time de Munique.
[[GAL:LANPGL20150702_0005]]