Depois de ganhar tudo na temporada passada, o Barcelona perdeu Xavi para o futebol do Qatar e foi rapidamente para o mercado em busca de um substituto. Embora tenha estilo diferente, Arda Turan foi o nome escolhido pelos blaugranas. Além de Turan, Aleix Vidal, ex-Sevilla, foi contratado, mas eles só poderão jogar a parir de 2016.
Após ver o rival ganhar tudo, o Real Madrid mudou o técnico, sai Ancelotti e chega Rafa Benítez. Além disso, os merengues perderam o ídolo Casillas para o Porto. Para seu lugar, trouxe Kiko Casilla, de 28 anos. Do time portguês vieram os dois reforços da temporada, ambos brasileiros, Casemiro, que estava emprestado, e o lateral-direito Danilo.
Sem a concorrência dos gigantes no mercado, Atlético de Madrid e Valencia fizeram as compras. O clube de Simeone trouxe Jackson Martínez, Savic, Vietto e Yannick Ferreira. Juntando os quatro, foram 100 milhões de euros, segundo o site Transfermarkt. Mas poderia ter sido mais, isso porque o argentino Carlitos Tevez recusou proposta para voltar ao Boca Juniors.
Do leste da Espanha, o Valencia resolveu contratar e escolheu Portugal como principal mercado. André Gomes e Rodrigo foram comprados do Benfica, além de João Cancelo, também dos encarnados. Com a lesão do brasileiro Diego Alves, Mathew Ryan, ex-Brugge, foi o escolhido para reforçar a meta. Para o ataque, o alvo foi Zakaria Bakkali, ex-PSV, e a compra de Negredo foi confirmada.
Apenas os quatro times têm jogadores entre as dez transferências mais caras do Campeonato Espanhol. Ao que tudo indica, já temos os candidatos para as vagas da Liga dos Campeões de 2016/2017.