A Euro Sub-21 terminou com a Suécia campeã e o meia português William Carvalho, do Sporting, escolhido o melhor jogador do torneio. Desde 1978, vários craques jogaram o torneio. A maioria dos que foram escolhidos os melhores da competição brilhou nos campos do velho continente.
Em 1982, o alemão Rudi Voller venceu o prêmio e oito anos depois foi campeão mundial com a seleção, além do vice em 1986 com direito a gol na final.
A França ganhou seu primeiro título do torneio em 1988 e o zagueiro Laurent Blanc ganhou como melhor da competição. Dez anos depois, Blanc levaria a Copa do Mundo em casa contra o Brasil na final.
Dois anos depois, em 1990, o atacante Davor Suker se destacou no torneio europeu com a Iugoslávia e em 1998 foi semifinalista com a Croácia, além de artilheiro, na Copa da França.
Na França, em 1994, um jovem português ganhou destaque e foi eleito o principal nome da competição. O meia Luis Figo jogava pelo Sporting e no ano seguinte se transferiu para o Barcelona e brilhou na Espanha, apesar de nunca ter vencido uma Copa do Mundo. Outro que nunca ganhou uma Copa, mas foi um dos melhores da posição por muitos anos é Petr Cech, melhor da Euro de 2002 com a República Tcheca.
Na década de 1990, a Itália viu surgir jogadores que seriam campeões do mundo em 2006, como Cannavaro e Pirlo, melhores da Euro em 1996 e 2000.
Em 2006, em Portugal, a Holanda venceu sua primeira Euro Sub-21 e o melhor jogador foi Huntelaar. O atacante foi ainda o goleador da competição com quatro gols, sendo dois deles na decisão contra a Ucrânia.
Nas últimas duas edições a Espanha ganhou e teve os melhores jogadores da Euro Sub-21. Em 2011, a fúria venceu a Suíça por 2 a 0 na decisão e Juan Mata foi o destaque. Dois anos depois, em 2013, a Espanha derrotou a Itália por 4 a 2 na final, com três gols de Thiago Alcántara, que venceu o prêmio de melhor da competição.
Veja a galeria com os jogadores que ganharam fama no futebol.