O Atlético-PR apresentou na última semana o português Bruno Pereirinha, que estava na Lazio nas três temporadas passadas. O lateral, de 27 anos, se destacou no Sporting e chega para jogar também como meia no Brasileirão. Relembramos alguns europeus que jogaram no torneio nos últimos anos, mas não contabilizamos Eduardo Silva, Liedson e Deco, brasileiros naturalizados.
Os últimos europeus que jogaram o campeonato nacional foram o espanhol Fran Mérida e o holandês Seedorf. Mérida é cria das canteras do Barcelona e passou por Arsenal e Atlético de Madrid. Em 2013, Mérida disputou o torneio e fez gol contra o Flamengo no Maracanã. Aos 25 anos, Mérida está no Huesca, da Espanha.
Um ano antes, o holandês Clarence Seedorf foi a contratação do ano no Botafogo. Com o clube carioca, Seedorf terminou o Brasileirão de 2012 em 7º lugar e marcou oito gols em 24 partidas. Em 2013, O meia fez oito gols em 34 jogos e o o fogão terminou em 4º, com vaga na Libertadores.
Apesar da boa passagem de Seedorf, o gringo de maior destaque doi Dejan Petkovic, o Pet. O sérvio jogou por Vitória, Flamengo, Vasco, Fluminense, Goiás, Santos e Atlético-MG no Brasil, mas antes esteve no Real Madrid e no Sevilla.
Técnico do Criciúma, Pet foi responsável pelo 'boom' de jogadores da antiga iugoslávia no país. Em 2001, jogaram o Brasileirão Osmanovic (atacante do Vitória), Vladi Petkovic (zagueiro do Botafogo) e Nikola Damjanac (goleiro do Fluminense). Em 2004, o Vasco tinha Tadic, de Montenegro. Já em 2006, o Fluminense trouxe o sérvio Vladimir Djordjevic.
Ainda na década de 1990, o Atlético-PR contratou três europeus. Em 1996, dois poloneses desembarcaram no país, Krzysztof Nowak e Mariusz Piekarski. Nowak deixou o clube para jogar no Wolfsburg, da Alemanha, e morreu em 2005, aos 29 anos, por causa de uma doença degenerativa. Piekarski jogou ainda por Flamengo e Mogi Mirim no Brasil, antes de voltar à Polônia. Em 1997, o furacão inovou e contratou o zagueiro Bósnio Samin Pintul.
Em 1979 o Vasco teve no Brasileiro o atacante português Lito e em 1998, o Grêmio contou com o reforço francês Danlaba Mendy, que jogou até GreNal.