Pela primeira vez na história o Chile conquistou a Copa América. Os anfitriões precisaram dos pênaltis para levantar a taça, após o empate por 0 a 0 no tempo normal e na prorrogação contra a Argentina. Montamos uma lista com os dez melhores, na nossa opinião, e certamente alguns nomes podem faltar por aqui, como Bravo, goleiro campeão.
A campanha do título teve, no mínimo, quatro destaques. O principal deles foi Arturo Vidal, meia da Juventus. Ele comandou o meio de campo chileno e de quebra ainda levou o prêmio de melhor jogador da final. Ao lado dele, um Valdivia que se mostrou fundamental para a criação de jogadas e cadência do ritmo de jogo, algo que até faz no Palmeiras, mas joga pouco. Os outros dois são os atacantes Eduardo Vargas e Alexis Sánchez. Vargas terminou como artilheiro da Copa América com quatro gols em seis jogos e Sánchez demonstrou toda categoria e frieza ao marcar o gol do título com uma cavadinha.
Mais uma vez vice, a Argentina tem três jogadores entre os melhores da competição deste ano. Destaque para Di María, que fez dois gols e ainda deu duas assistências. Messi não foi tão brilhante como costuma ser no Barcelona, mas deu três passes para gols e foi o melhor na goleada por 6 a 1 contra o Paraguai na semifinal. Completa a trinca argentina o goleador Aguero, que marcou três vezes e ficou em 2º na artilharia, atrás de Vargas e Guerrero.
O terceiro lugar do Peru na Copa América pode ser creditado ao trabalho de Gareca, que pegou a seleção ainda no começo deste ano e em poucos meses deu padrão de jogo e fez com que uma equipe limitada conseguisse um ótimo desempenho. O destaque a seleção só podia ser Guerrero, artilheiro do torneio com quatro gols e único a fazer um hat-trick no torneio. Não é por acaso que ele é o melhor da posição no futebol sul-americano.
Eliminar o Brasil, mais uma vez, foi o ápice do Paraguai na Copa América, após uma desastrosa campanha na última eliminatória. Acertado com o Palmeiras, o atacante Lucas Barrios foi decisivo no torneio e marcou três gols em quatro partidas.
Apesar da eliminação nas quartas de final e da fraca campanha na fase de grupos, a Colômbia teve um dos melhores jogadores do torneio, o goleiro Ospina. Ele pegou tudo contra a Argentina e evitou um vexame histórico, além de ter sofrido apenas um gol em quatro jogos da Copa América.
[[GAL:LANPGL20150705_0001]]