Se a teoria, do técnico Pep Guardiola, que as oito primeiras rodadas são importantes para não perder o campeonato de pontos corridos, o São Paulo pode estar perto do hepta. Um ponto separa o tricolor paulista do Sport e a vantagem para rivais que são candidatos ao título chega a mais de três pontos. Se a teoria está certa, só o tempo dirá, o fato é que ao lado do Goiás, o time do Morumbi tem a melhor defesa até aqui, com a terceira melhor média da era dos pontos corridos, desde 2003.
Goiás e São Paulo já passaram quatro jogos sem sofrer gols, metade do total disputado, e têm média de 0,62 gol por partida. A média é a terceira melhor desde 2003, quando o torneio passou a ser jogado em pontos corridos. A diferença entre as equipes na edição atual é o ataque, já que o São Paulo tem 12 gols e o Goiás apenas cinco. Isso deixa os paulistas em 2º lugar e os goianos em 15º, perto da zona de rebaixamento.
A melhor defesa dos Brasileiros desde 2003 pertence ao próprio São Paulo, que na campanha arrasadora de 2007 sofreu apenas 19 gols em 38 partidas, média de 0,5, um gol a cada dois jogos. Naquele ano, o time de Muricy Ramalho terminou com 15 pontos de vantagem sobre o vice-campeão Santos e levou 20 gols a menos que a segunda melhor defesa, a do Fluminense. Foram 16 jogos em que a defesa foi vazada e 22 partidas sem sofrer gols. Apenas Corinthians, Juventude, Sport e Fluminense conseguiram fazer gols na defesa são-paulina nos dois confrontos, sendo que os gaúchos foram responsáveis por três dos 19 gols. Outro dado importante é a marca de nove jogos seguidos sem levar gols, entre a 17ª e a 25ª rodada.
A segunda melhor defesa da era dos pontos corridos pertence ao Corinthians, de Tite, em 2013. O 10º lugar escondeu a boa campanha da zaga corintiana no torneio. Com uma média de 0,57, o Corinthians sofreu mais de um gol em apenas três jogos, sendo que o pior resultado foi uma goleada por 4 a 0 contra a Portuguesa, jogo em que Tite teria pedido demissão, mas não foi aceita pela diretoria. No total, foram 21 jogos sem levar gols, mais de um turno inteiro, e uma sequência de quatro partidas sem ser vazado, justamente após a goleada para a Lusa. Outro dado curioso é que sempre que levou gols, o time não conseguiu vencer, foram sete empates e dez derrotas.
No ano passado, o Grêmio, comandado por Felipão, terminou com a melhor defesa com apenas 24 gols sofridos em 38 jogos, média de 0,63 gol por partida. A defesa gaúcha ficou 20 jogos sem ser vazada e em somente cinco jogos levou mais de um gol, destaque para a derrota em casa para o Coritiba por 3 a 2, quando o técnico ainda era Enderson Moreira e Alex marcou nos acréscimos do 2º tempo o gol da vitória paranaense.
No ranking aparecem ainda o São Caetano de 2003, o Corinthians de 2014, o São Paulo de 2006, além de Fluminense e Grêmio em 2012. Confira a galeira com os números de cada equipe dos 10x Mais.