A briga pela liderança do Brasileiro está acirrada com Atlético-MG e Corinthians empatados com 29 pontos. No entanto, em outra disputa a ponta é tranquila do Sport, a de pênaltis a favor. O clube do Recife já teve cinco penalidades marcadas e todas foram convertidas em gol. Isso quer dizer que 20% dos gols do time de pernambuco são oriundos das faltas dentro da área.
Em 2014, o Brasileirão teve 81 pênltis em 380 jogos, uma média de um a cada 4,6 partidas, com Fluminense e São Paulo como maiores beneficiados, com oito a favor cada. Neste ano, são 25 em 140 jogos, média de um a cada 5,6 partidas. Chama a atenção ainda o fato do Sport não ter cometido nenhuma infração, fato que só é repetido por Atlético-PR, Corinthians, Coritiba e Palmeiras. Se compararmos com 2014, o Sport já teve mais do que o dobro de pênaltis a seu favor, já que foram somente dois no ano passado.
Goiás e Santos aparecem na segunda posição com três pênaltis cada, isso explica, em parte, a presença de Felipe Menezes entre os artilheiros do nacional. Ricardo Oliveira, batedor oficial do peixe, converteu dois e é o maior goleador do Brasileirão. Atlético-PR, Avaí, Fluminense e São Paulo já tiveram dois pênaltis no torneio, sendo que o furacão não cometeu nenhum. Os são-paulinos já cometeram duas penalidades e os catarinenses e cariocas um cada.
Corinthians, Flamengo, Internacional, Grêmio e Ponte Preta tiveram uma penalidade a favor. Os colorados, porém, já fizeram três faltas dentro da área e são os líderes, ao lado do Figueirense, em cometer pênalti. Os catarinenses mais uma vez estão no topo negativamente, Em 2014, foi disparado o mais faltoso nas penalidades, com dez. Coritiba e Palmeiras ainda não se envolveram em infrações dentro da área na edição atual.