O goleiro João Ricardo, do América-MG , foi um dos poucos nomes que mantiveram uma performance regular durante o Brasileiro, com bons jogos e defesas salvadoras.
Infelizmente para o torcedor do Coelho, o restante da equipe não conseguiu manter um bom nível de jogo na reta final, o que evitaria a queda para Série B. E, no último jogo do time americano, dependendo apenas de si para não voltar à segunda divisão, os mais experientes do time em campo falharam.
Foi o caso do meia Luan, que não era o cobrador oficial de pênaltis e acabou fazendo a cobrança, desperdiçada, que poderia mudar a vida do América-MG no campeonato. Luan não anotava um gol havia 16 jogos e a missão inicial de cobrar a penalidade era de Rafael Moura, artilheiro da equipe no Brasileiro com sete gols.
João Ricardo preferiu evitar achar culpados e assumiu que a equipe toda falhou e pediu desculpas para o torcedor americano que contava com uma sorte melhor.
- Me sinto um pouco envergonhado. Mas vamos começar a planejar para o ano que vem. Todos criaram uma expectativa grande desde o ano passado. Achávamos que a permanência era certa. Não pensamos que íamos ficar tantos jogos sem vencer e ainda sim chegamos na última rodada com chances de não cair. Não é o momento de achar culpados. E agradeço aos torcedores e peço desculpas por não termos conseguidos dar o resultado que queríamos, disse João.
O América-MG ainda não conseguiu ficar dois anos seguidos na Série A desde que o campeonato se tornou de pontos corridos no ano de 2003.