América-MG e Atlético-MG farão clássico feminino no Mineirão
O duelo amistoso será no dia 23 de março, às 16h. Partida faz parte da programação do 1º Voe Mulher, maior evento de empreendedorismo feminino da América Latina
Principal palco do futebol em Minas Gerais, o Mineirão vai sediar, pela primeira vez, um clássico mineiro do futebol feminino. O estádio, que já foi palco de tantas partidas memoráveis entre América-MG e Atlético-MG, agora se rende às mulheres que representam o futebol mineiro. com Coelho e Galo se enfrentando em partida amistosa no dia 23 de março, às 16 horas. A entrada será gratuita, mediante doação de produtos de higiene pessoal, que serão repassados ao Projeto Tio Flávio, que auxilia a população carcerária feminina.
Para o Atlético, que começa a escrever sua nova história no futebol feminino, o amistoso também serve de preparação para todo o clube como instituição.
-Este ano, o Atlético volta a abraçar o futebol feminino mineiro. Queremos começar de forma positiva, participando desse evento e desse clássico. Partidas como essa dão visibilidade ao trabalho tão bonito que essas mulheres realizam no esporte. Além disso, será a apresentação da nossa equipe feminina para toda a nossa torcida- disse Nina Abreu, coordenadora do Departamento de Futebol Feminino do Atlético.
Já o time feminino do Coelho vê o embate com a importância de toda a preparação da temporada: será o último amistoso da equipe antes da estreia no Campeonato Brasileiro da categoria. O Coelho ostenta o tricampeonato mineiro e a hegemonia no Estado, mas, ainda assim, será a primeira vez do time no Mineirão.
- Dificilmente equipes femininas têm a oportunidade de jogar em grandes palcos do futebol nacional. Nossas meninas farão uma estreia no Mineirão, e temos certeza de que será um dia emocionante. O América vem investindo desde 2015 no futebol feminino, com a profissionalização de todas as atletas. Vemos essa partida também como um prêmio por toda a história que essas jogadoras têm escrito nos últimos anos- analisa o gerente de futebol feminino do América, Leonardo Coelho.
A partida faz parte da programação do 1º Voe Mulher, a maior feira de empreendedorismo feminino da América Latina, que será promovida de 20 a 23 de março, nas dependências do Mineirão. Para a gerente de relações institucionais do Mineirão, Ludmila Ximenes, a realização desse clássico será uma forma de encerrar em grande estilo o Voe Mulher.
-A essência do Mineirão é o futebol. Encerrar um grande evento voltado para o público feminino com o primeiro clássico feminino da história do estádio é uma forma de dar visibilidade à modalidade e uma demonstração de que o Mineirão é delas, e, a cada dia, um espaço mais plural, de todos-finaliza Ludmila.
Voe Mulher
Pela primeira vez, Belo Horizonte vai sediar o maior evento de empreendedorismo feminino do País, o Voe Mulher, dentro de um estádio de futebol, o Mineirão, de 20 a 23 de março. Idealizado pela mineira Ângela Paulo,
o evento tem o objetivo de inspirar as participantes com histórias de mulheres reais, fortes, determinadas, de grande representatividade e bem-sucedidas em sua área de atuação, além de promover experiências com suas mais de 60 atrações, incluindo master talks, arena de oportunidades nos mais de 50 estandes, game show e tecnologia, workshops, rodada de negócios, oficinas e apoio para empregabilidade. Estão sendo esperadas 25 mil pessoas.
Tio Flávio
Tio Flávio Cultural não é uma ONG. É um movimento sem fins lucrativos, que não recebe nenhuma doação nem destinação financeira, e se mantém com um modelo de gestão diferente: em vez de dinheiro, as pessoas doam seu tempo e talento. Nasceu em 2010 e possui mais de 500 voluntários em suas diversas frentes de atuação, que visam transformar a vida das pessoas por meio do conhecimento, afeto, sensibilidade, empatia, proximidade, experiência e respeito.
Empreendedorismo feminino no Brasil em números
De acordo com o Sebrae, o número de empreendedoras no País hoje é de 7,9 milhões. Pesquisa da Global Entrepreneurship Monitor (GEM) 2016, realizada pela parceria entre Sebrae e IBQP, aponta que a taxa de empreendedorismo feminino entre os novos empreendedores é de 15,4%, enquanto a masculina é de 12,6%. No Instagram, a hashtag #empreendedorismofeminino foi citada mais de 380 mil vezes.