Efetivação de Larghi e mercado movimentado: O Galo na parada da Copa do Mundo
No período de pausa para o Mundial, o Atlético-MG disputou dois amistosos e contratou seis jogadores. Por outro lado, sete atletas deixaram o time e Cazares segue em negociação
- Matéria
- Mais Notícias
Antes da parada das disputas dos torneios devido à Copa do Mundo, a diretoria do Atlético-MG já havia estipulado a meta de deixar o time entre os quatro primeiros colocados da tabela do Campeonato Brasileiro para evitar pressão no retorno da competição. O objetivo foi cumprido e, depois de garantir a vice-liderança, com 23 pontos (apenas quatro a menos que o Flamengo), a tropa atleticana tirou 11 dias de folga e se reapresentou no dia 25 de junho já com novidades no elenco.
Os atacantes Yimmi Chara e Denilson e o meia David Terans foram as primeiras contratações realizadas pelo clube na intertemporada. Em seguida, foi a vez de o volante José Welison e o atacante Edinho desembarcarem na Cidade do Galo. Por último, a diretoria alvinegra anunciou a chegada do atacante Leandrinho, deixando bem clara a sua preferência por montar um setor ofensivo de peso para a sequência da temporada. Outro ponto que pesou na decisão foi a lesão de Gustavo Blanco acometida durante treino na Cidade do Galo. Considerado um dos pilares do time, o meia sofreu um rompimento no ligamento cruzado anterior do joelho esquerdo, foi submetido a cirurgia e só deve retornar aos gramados em 2019.
Outra mudança importante, que já parecia esquecida pela cúpula atleticana, foi a efetivação do técnico Thiago Larghi, que precisou de quatro meses de trabalho como interino para conseguir um contrato até o final de 2018. Sob comando do treinador, o Atlético-MG disputou 32 jogos oficiais. Foram 17 vitórias, sete empates e oito derrotas, com aproveitamento de 60,4% de pontos. Nesse período, a equipe marcou 51 gols e sofreu 29.
Entretanto, nem sempre o futebol é só alegria. Nesta quarta-feira, a Fifa estipulou o prazo de 30 dias para o clube quitar uma dívida de 600 mil euros (cerca de 2,7 milhões) com o Huachipato (CHI) referente a compra do venezuelano Otero e, caso o valor não seja pago até o dia 11 de agosto, o clube estará proibido de contratar atletas na próxima janela de transferência. Ao LANCE!, a assessoria de comunicação do Atlético disse que os representantes jurídicos do clube estão analisando se utilizam o recurso para apelar sobre a punição ou se a melhor decisão é pagar a dívida. Até a publicação desta reportagem, nenhuma nova medida foi anunciada.
Negociações para a saída de jogadores também movimentaram os bastidores do clube mineiro durante a pausa para a Copa do Mundo. O próprio Otero foi um dos que se despediram do Galo envolvido em uma transferência por empréstimo com o árabe Al-Wehda.
Além do venezuelano, seguiram viagem para território internacional o zagueiro Bremer, que assinou com o Torino (ITA), o volante Yago, contratado pelo Al-Qadisiyah, e o atacante Róger Guedes, que foi para o Shandong Luneng (CHI) depois de protagonizar a negociação mais complexa do período, envolvendo Criciúma (seu clube de origem), Palmeiras (dono de 25% dos direitos econômicos) e o Atlético, onde atuou por empréstimo que terminaria em dezembro. Com a transferência do jogador de 21 anos, o clube mineiro garante R$ 11,3 milhões para seus cofres.
Embora não tenha nenhum jogador em vista para efetuar uma nova contratação, o Galo pode ficar sem o meia Cazares, envolvido em negociação de empréstimo para o Shabab Al Ahli Dubai Club (SAU). De acordo com o jornal 'O Tempo', o Atlético vai receber 2 milhões de dólares (cerca de R$ 7,7 milhões) pela transferência do equatoriano, que vai durar uma temporada.
No período sem jogos, Galo realizou dois amistosos. O primeiro foi com vitória por 5 a 3 sobre a seleção brasileira sub-20 e o segundo também terminou com triunfo alvinegro por 3 a 0 sobre o Coimbra.
O PERÍODO DO GALO EM TÓPICOS
- Descanso: O elenco teve 11 dias de pausa
- Reapresentação: O time voltou a treinar em 25 de junho, na Cidade do Galo
- Jogos: O Atlético-MG realizou dois amistosos em seu próprio Centro de Treinamento. Venceu a seleção brasileira sub-20 por 5 a 3 e garantiu mais um triunfo sobre o Coimbra, por 3 a 0
- Quem chegou: o meia Yimmi Chara, que veio do Júnior Barranquilla, assinou contrato por cinco temporadas, assim como o atacante Denilson (ex-Vitória), o meia Edinho (ex-Fortaleza) e o meia uruguaio David Terans, que atuou no Danúbio; o atacante Leandrinho chega do Napoli por empréstimo até junho de 2019; o volante José Welison (ex-Vitória) assinou empréstimo até o final de 2018
- Outros alvos: ninguém.
- Quem saiu: o atacante Róger Guedes acertou transferência para o Shandong Luneng, da China; o meia Otero está emprestado ao árabe Al-Wehda por uma temporada; o atacante Hyuri vai atuar no Ceará por empréstimo que termina no final de 2018, mesmo caso do volante Arouca, transferido para o Vitória; o zagueiro Bremer foi liberado para assinar com o Torino, da Itália, que agora detém 100% dos seus direitos econômicos; o volante Yago foi emprestado ao árabe Al-Qadisiyah por um ano; o goleiro Giovanni foi liberado e segue sem clube; o meia Cazares está sendo negociado por empréstimo com o Shabab Al Ahli Dubai Club (SAU).
AGENDA EM JULHO
18/7, às 21h45 - Grêmio x Atlético-MG (Arena do Grêmio) - Brasileirão
22/7, às 16h - Palmeiras x Atlético-MG (Arena Palmeiras) - Brasileirão
25/7, às 21h - Atlético-MG x Paraná (Independência) - Brasileirão
30/7, às 20h - Bahia x Atlético-MG (Arena Fonte Nova) - Brasileirão
TIME-BASE PARA A SEQUÊNCIA DA TEMPORADA: Victor, Patric, Juninho, Gabriel e Fábio Santos; José Welison e Elias; Tomás Andrade, Luan e Yimmi Chara; Ricardo Oliveira.
* Sob supervisão do editor Hugo Mirandela
Relacionadas
Mais lidas
Newsletter do Lance!
O melhor do esporte na sua manhã!- Matéria
- Mais Notícias