Desde que a barragem do Córrego do Feijão se rompeu em Brumadinho, no dia 25 de janeiro, o estado de Minas Gerais e o Brasil acompanham a luta incansável dos bombeiros mineiros e de outros estados nas buscas pelos corpos que estão sob a lama, deixando famílias em angústia quase sem fim.
Como o futebol é uma arma poderosa de inserção na sociedade, os clubes mineiros têm demonstrado mais do que solidariedade. Ações efetivas foram realizadas, como arrecadações de donativos, doações e mensagens de apoio.
O Atlético-MG efetivou mais uma homenagem, desta vez para o Corpo de Bombeiros de Minas Gerais. No jogo que deu a vitória ao Galo por 2 a 0 diante do Guarani-MG, a equipe alvinegra estampou nas costas da sua camisa o símbolo dos bombeiros mineiros usando o uniforme durante a partida.
Nas redes sociais, o Galo deixou uma mensagem para os herois de Brumadinho:
- Parabéns aos profissionais do Corpo de Bombeiros, Defesa Civil, Polícias Militar e Civil e voluntários envolvidos no trabalho heróico em Brumadinho. Minas Gerais agradece. Em homenagem a vocês, hoje, o manto está estampado com a marca do Corpo de Bombeiros.
O trabalho de buscas do Corpo de Bombeiros já resgatou da lama 395 pessoas, sendo que 121 vieram a óbito na tragédia e ainda há 226 pessoas desaparecidas.