Atlético-MG e América-MG reforçam apoio à Liga Forte do Futebol

Os dois clubes corroboram com as mudanças propostas pelo grupo de times para que haja uma convergência de interesses na criação de uma liga de clubes

imagem cameraDirigentes de Galo, Coelho e outros clubes, emitiram um comunicado sobre o que querem com a criação da Liga-(Divulgação)
Avatar
Lance!
Belo Horizonte (MG)
Dia 01/03/2023
18:58
Compartilhar

A Liga Forte Futebol do Brasil (LFF), um dos dois blocos que defendem a criação de uma liga unificada no futebol brasileiro, que tem como membros Atlético-MG e América-MG, está tendo um incremento no diálogo com a Liga do Futebol Brasileiro (Libra) sobre a divisão das receitas entre os clubes brasileiros em campeonatos, como o Brasileirão. A Liga forte fez um comunicado afirmando estar aberta ao diálogo, mas citou “premissas básicas” como essenciais para chegar em um consenso.


-A Liga Forte Futebol (LFF) acredita que o modelo de distribuição de receitas da Liga Brasileira deve ser aquele que torne o futebol brasileiro mais forte e competitivo como um todo E, para isso, considera fundamental que haja um debate aberto sobre o tema. Pelas notícias veiculadas nesta terça-feira sobre mudanças aprovadas em reunião da Libra acerca do modelo de distribuição das receitas de uma futura liga unificada, a LFF acredita que estão na direção certa e aguarda um contato da Libra compartilhando a proposta oficial aprovada para que possa haver a retomada do diálogo entre os dois grupos-dizia a nota.


A liga dos dois clubes mineiros, que reforçaram seu apoio em posicionamentos  públicos,  e outras equipes do futebol brasileiro, exige que que 20% das receitas obtidas sejam destinadas às Séries B e C do futebol nacional, o que diverge da Libra, que prevê somente 15% para os times da segunda divisão. Outra discordância entre as ligas é a necessidade de unanimidade para aprovações na mudança do estatuto da liga unificada, tema que será debatido na próxima reunião da Libra, ainda sem data para acontecer.

-Caso tenham sido ou venham a ser aprovados em futuro próximo, nos levarão rapidamente a um acordo para a criação de uma liga unificada no Brasil, objetivo final de todos os clubes brasileiros (da LFF)- seguia o comunicado.



A Libra é formada por 18 clubes (11 da Série A e sete da segunda divisão): Bahia, Botafogo, Corinthians, Cruzeiro, Flamengo, Grêmio, Guarani, Ituano, Mirassol, Novorizontino, Palmeiras, Ponte Preta, Red Bull Bragantino, Sampaio Corrêa, Santos, São Paulo, Vasco e Vitória.


Já a LFF é formada por 26 clubes (nove times da Série A, 13 da Série B e quatro da Série C): ABC, Athletico-PR, Atlético-MG, América-MG, Atlético-GO, Avaí, Brusque, Chapecoense, Coritiba, Ceará, Criciúma, CRB, CSA, Cuiabá, Figueirense, Fluminense, Fortaleza, Goiás, Internacional, Juventude, Londrina, Náutico, Operário, Sport, Tombense e Vila Nova.

Siga o Lance! no Google News