O Atlético-MG enfrenta o Botafogo no sábado (16), às 21h, na Arena MRV. Para vencer o líder do Brasileirão, o time da casa vai precisar superar ausência de Hulk, suspenso, e reforçar a defesa contra o melhor ataque da competição.
Além do potente setor ofensivo, o Botafogo conta com a melhor defesa do Campeonato Brasileiro. Nos 22 jogos, a equipe sofreu apenas 13 gols. Sem o camisa 7 suspenso após o terceiro amarelo, o Atlético vai precisar mais do que nunca do seu artilheiro na competição, Paulinho que balançou as redes oito vezes.
+ Atlético-MG aumenta número de ingressos para torcida do Botafogo no jogo do fim de semana
Na edição deste ano do Brasileirão, o Galo ainda não venceu sem Hulk em campo. E para completar o ataque com Paulinho e Pavón, Felipão deve escalar Vargas ou Kardec. Somados, os dois tem apenas quatro gols em 2023, o que pode ser um problema para o time.
Contra o líder, a margem de erro é ainda menor. O principal para o Atlético-MG é furar a pressão alta que o Botafogo faz e apostar nos contra-ataques. Mas a efetividade precisa estar alinhada com o plano de jogo. A defesa também precisa estar atenta a Tiquinho, artilheiro do Brasileirão, com 13 gols. O atacante voltou de lesão contra o Flamengo, antes da data Fifa, e ainda não marcou após problema no joelho.
Outro fator que pode ajudar o Galo é a torcida. Para o duelo, 40 mil pessoas estarão presentes. Dessas, apenas 2.300 serão torcedores do Botafogo. É a segunda vez que o time mineiro manda um jogo na Arena MRV. Na estreia contra o Santos, Paulinho marcou duas vezes e trouxe a vitória para a equipe.
O confronto entre Atlético-MG e Botafogo também pode ser a chance do time voltar a sonhar com uma vaga direta na fase de grupos da Libertadores. De acordo com o Departamento de Matemática da Universidade Federal de Minas Gerais, tem apenas 16,7% de probabilidade de se classificar para a competição.
O Galo ocupa a 9ª posição do Campeonato Brasileiro, com 31 pontos. Já o Botafogo é o líder isolado da competição e tem 20 pontos a mais que o time mineiro. No primeiro turno, o clube carioca bateu o Atlético por 2 a 0 dentro do Nilton Santos.