menu hamburguer
imagem topo menu
logo Lance!X
Logo Lance!
logo lance!

Acesse sua conta para ter acesso a conteúdos exclusivos e personalizados!

Campeonato Brasileiro de 1937: saiba como foi o Torneio dos Campeões que o Atlético-MG venceu

Atlético-MG diz ter sido reconhecido pela CBF como primeiro campeão brasileiro

image_placeholder-1-aspect-ratio-512-320
O Galo foi o primeiro time a vencer uma competição interestadual, ao se sagrar Campeão dos Campeões do Brasil, em 1937 (Centro Atleticano de Memória)

Escrito por

O Atlético-MG foi o primeiro campeão brasileiro com título do Torneio dos Campeões de 1937. O feito foi reconhecido pela CBF em agosto de 2023, após uma longa avaliação. O Galo enviou um dossiê para a entidade em 2021, logo após a conquista do Campeonato Brasileiro daquele ano, e solicitou o reconhecimento da conquista de 1937 como o primeiro Brasileirão. Com o título de 1971, o Alvinegro de Minas tem três títulos brasileiros.

COMO FOI O CAMPEONATO BRASILEIRO DE 1937

A competição foi organizada pela Federação Brasileira de Football (FBF), entidade que tinha como filiados os clubes que adotaram o regime profissional na briga com o amadorismo. A CBD, atual CBF, ficou à época com o futebol amador e a seleção brasileira. Os participantes foram o Fluminense, campeão carioca de 1936 (LCF); a Portuguesa, campeã paulista de 1936 (APEA); o Atlético-MG, campeão mineiro de 1936; o Rio Branco, campeão capixaba de 1936; o Aliança, campeão campista de 1936; e a Liga de Sports da Marinha (LSM). Após uma fase preliminar em que os dois últimos clubes caíram, o quadrangular final foi disputado por Fluminense, Portuguesa, Atlético-MG e Rio Branco.

+ Copo Stanley a partir de R$120,00. Bebida gelada nos 90' de jogo do Galo!

O Atlético-MG foi campeão com uma campanha no quadrangular final de quatro vitórias, um empate e uma derrota. O jogo do título aconteceu no penúltimo jogo, quando o Galo venceu o Rio Branco em casa por 5 a 1. Na última rodada, ainda obteve mais uma vitória, desta vez fora de casa contra a Portuguesa por 3 a 2.

O atacante Paulista foi o artilheiro da competição com oito gols. O time-base do Galo foi Kafunga; Florindo e Quim; Zezé Procópio, Lola e Bala; Paulista, Alfredo Bernardino (Bazzoni), Guará, Nicola e Resende (Elair). Técnico: Floriano Peixoto.

News do Lance!

Receba boletins diários no seu e-mail para ficar por dentro do que rola no mundo dos esportes e no seu time do coração!

backgroundNewsletter