Nesta quarta-feira (8), o Atlético-MG enfrenta o Fluminense pela 10ª rodada do Campeonato Brasileiro, no Maracanã. Caso o Galo consiga os três pontos para cima do time carioca, dormirá na liderança do Brasileirão.
Isso se deve por conta da derrota do atual líder Corinthians contra o Cuiabá por 1x0 na última terça-feira (7) na Arena Pantanal, em partida válida já pela 10ª rodada. Com a derrota do rival paulista, o Galo poderá alcançar a liderança do Brasileirão pela primeira vez na edição de 2022.
Entretanto, mesmo com a vitória, o Atlético-MG pode não terminar a rodada na liderança. Isso porque o Palmeiras, atual 2º colocado, jogará na quinta-feira contra o Botafogo, e detém o mesmo tanto de pontos que o Galo (16). No caso de vitória dos dois, o Verdão também possui três a mais de saldo de gols.
Nesse cenário, caso o Galo queira terminar a 10ª rodada na liderança mesmo com vitória do Palmeiras, precisaria, no mínimo, vencer o Fluminense por quatro gols de diferença.
A partida no Maracanã marcará a 100ª vez que Atlético-MG e Fluminense irão se enfrentar. O retrospecto geral do duelo contabiliza, até o momento, 40 vitórias alvinegras, 30 triunfos tricolores e 29 empates.