Uma grande equipe de futebol conta com grandes atletas, estrutura, organização, um tiquim de sorte, mas também com um lider que consiga usar todas as habilidades e qualidades do seu grupo de pessoas em prol de um objetivo comum.
E Cuca teve todos os predicados que um grande comandante possui para conduzir o Atlético-MG em seu ano épico, com as conquistas da Copa do Brasil, Mineiro e Brasileiro. Nos momentos iniciais de seu retorno ao time mineiro, oito anos depois da conquista da Libertadores de 2013, o técnico teve instabilidades como rejeições de parte da torcida, comunicação truncada com atletas, como o princípio de atrito com Hulk, que foi solucionado rapidamente,
Outro ajuste feito na hora certa foi no time, quando encaixou Zaracho, Allan e Jair, criando um trio que defendia bem e atacava melhor ainda, sendo vital para o sucesso ofensivo e na defesa alvinegra.
O time de Cuca terminou 2021 com 75,6% de aproveitamento. Em 75 jogos, foram 52 vitórias, 14 empates e nove derrotas. Em 2022, o treinador, que é o maior vencedor da história do clube, com Libertadores, Mineiro, Brasileiro, Copa do Brasil e Recopa Sul-Americana, pode ampliar seu sucesso no Galo? A ver.