O título do Flamengo na Libertadores 2022 abriu vagas para a competição do ano que vem. A conquista flamenguista praticamente garantiu que até o oitavo colocado do Campeonato Brasileiro poderá jogar o torneio o torneio continental. A equipe carioca bateu o Athletico-PR por 1 a 0, em Guayaquil, neste sábado, 29 de outubro.
O regulamento do Brasileirão prevê que os seis primeiros colocados da competição se garantem na próxima edição da Libertadores. Como o Fla foi campeão da Libertadores e da Copa do Brasil , duas vagas a mais foram abertas via Campeonato Brasileiro. O Rubro-Negro vai terminar a competição nacional entre os sete primeiros colocados, por isso a abertura de mais duas vagas.
O Galo, com 51 pontos, na sétima colocação, incrementou bem suas possibilidades de ir ao torneio em 2023. O América-MG, 11º colocado, com 46, também aumentuo suas chances Veja abaixo a projeção do Departamento de Matemática da UFMG.
O Athletico-PR, derrotado na final pelo Flamengo, está em 6º e precisará confirmar sua vaga na competição do ano que vem.
O regulamento diz que seis dos oito classificados pelo Brasileiro vão diretamente para a fase de grupos Dois times vão disputar as fases preliminares do torneio. Equipes que disputarão a Sul-Americana são os times do nono ao 14ª lugar do Brasileirão.
Chances de Libertadores de Galo e Coelho
Atlético-MG: 73,6%
América-MG: 9,1%