Athletico cria pouco e é eliminado pelo Flamengo na Copa do Brasil

Com estádio lotado e precisando da vitória para se classificar, Furacão chutou apenas uma bola no gol do goleiro Santos em todo o jogo

imagem cameraPedro marca um golaço de bicicleta e classifica o Flamengo na Copa do Brasil (Albari Rosa / Lancepress!)
Avatar
Lance!
Curitiba (PR)
Dia 18/08/2022
00:29
Compartilhar

Quase 40 mil torcedores lotaram as arquibancadas da Arena da Baixada, o time não perdia em casa há 15 partidas e tinha segurado um empate sem gols no primeiro jogo no Maracanã. O cenário estava montado para o Athletico enfrentar o Flamengo de igual para igual pelas quartas de final da Copa do Brasil, mas a inspiração que faltou aos donos da casa sobrou para o centroavante Pedro, que fez o único gol do jogo a favor do rubro-negro carioca e decretou a eliminação do Furacão da competição.

Mesmo jogando em casa, o Athletico de Luiz Felipe Scolari optou por se fechar e dar a bola para o adversário. O Flamengo teve 63% de posse de bola e finalizou 13 vezes, sendo sete delas na direção do gol. O Furacão ficou muito tempo correndo atrás do adversário e só descolou um chute no gol de Santos. Muito pouco para quem precisava balançar as redes para se classificar.

O primeiro tempo até foi equilibrado, com Terans criando pela esquerda, mas sem conseguir finalizar. A melhor chance do Athletico veio na bola parada. Após escanteio cobrado pela direita, o zagueiro Matheus Felipe ganhou no alto do meia Arrascaeta e cabeceou sozinho, mas sem direção. Se não chegou ao gol, pelo menos o Furacão não sofreu muito na etapa inicial.

Isso mudou drasticamente depois do intervalo. O rubro-negro paranaense seguiu a mesma estratégia, mas o Flamengo se impôs de maneira avassaladora nos primeiros 15 minutos. O goleiro Bento chegou a salvar o Furacão em duas oportunidades, após boas finalizações de Rodinei e Arrascaeta. Mas quando o lateral direito achou o centroavante Pedro com bom cruzamento, não teve jeito.

Depois do gol, o técnico Felipão não mudou o esquema, mas trocou as peças da frente. Saíram Pablo – que continua em jejum de gols – e Terans e entraram Cannobio e Vitinho. O Athletico até ficou mais com a bola, mas pouco ameaçou o goleiro Santos. A melhor chance, por sinal, foi do Flamengo. Pedro invadiu a área pela esquerda e rolou para Gabigol, sozinho, sem goleiro, carimbar a trave e perder uma chance inacreditável.

Nos minutos finais o Furacão até ensaiou uma pressão, mas a defesa do Flamengo afastou todas as bolas cruzadas com tranquilidade e tentava armar o contra-ataque para definir o placar com a velocidade de Everton Cebolinha pela esquerda.

Após a derrota, o zagueiro Thiago Heleno destacou a qualidade do adversário e lembrou que a temporada segue para o Furacão.

- É um time extremamente qualificado, com jogadores muito experientes que sabem jogar dentro e fora de casa. Demos muitas bolas para eles, e se você faz isso acaba pagando no final. Agora é levantar a cabeça. Essa desclassificação não pode abalar nosso time e atrapalhar o resto do ano. Temos a Libertadores e o Brasileirão pela frente, lembrou o zagueiro em entrevista à TV Globo ainda no gramado.

Eliminado da Copa do Brasil, o Athletico foca suas atenções nas duas competições. Quinto colocado com 37 pontos, o Furacão volta à Arena da Baixada no domingo, às 18h, contra o América-MG. Já na Libertadores os paranaenses voltam a jogar em 30 de agosto, contra o Palmeiras, em casa, pelo jogo de ida das semifinais.

*Colaboração LANCE!

Siga o Lance! no Google News