Ex-presidente do Bahia, tendo comandado o clube em duas oportunidades (de 1997 a 2005 e de 2008 a 2013), Marcelo Guimarães Filho foi expulso do quadro de sócios através de votação feita em Assembleia Geral.
>Neymar faz revelações sobre contrato com o Barcelona
Além da adesão de 99% dos presentes para a exclusão do ex-mandatário que foi deposto há nove anos do último mandato com acusações de corrupção e gestão temerária, também foi excluído do quadro de sócios Ruy Accioly, ex-conselheiro e presidente do Conselho Deliberativo.
Entre as irregularidades apontadas no período de sua gestão, Marcelo Guimarães Filho foi processado pelo Bahia em ação com valor de mais de R$ 44 milhões além de, na esfera penal, ter sido denunciado pelo Ministério Público do estado pelos crimes de formação de quadrilha, falsidade ideológica e contra a ordem tributária.
Outro ponto que foi abordado na Assembleia Geral foi a temática que o clube iria abordar em exposição temporária durante o período de disputa da Copa do Mundo. Algo que, com 89% dos votos, ficou definido como "os atletas do clube que já vestiram a camisa da Seleção Brasileira".