Na reta final das eleições para a presidência do Barcelona, no próximo dia 18, o atual presidente, Josep María Bartomeu, apresentou alguns dos projetos de marketing e patrocínios do clube e anunciou uma previsão ousada e animadora: o clube será o primeiro a atingir uma receita de 1 bilhão de euros (o equivalente a 3,6 bilhões de reais) na temporada 2020/2021. A eleição foi antecipada por Josep Maria na sequênciado do caso Neymar como forma de tentar evitar que Joan Laporta, principal oponente, regresse à presidência do clube espanhol.
A expectativa é de um crescimento de 400 para 600 milhões de euros em apenas dois anos. O alvo de 1 bilhão de euros está baseado na estratégia de globalização comerical da marca do Barça, englobando novas escolas de futebol, reforço das ações de marketing e acordos com os jogadores para que os direitos de imagem fiquem no clube. No pacote está também a renovação do contrato com a Nike e o aumento nos contratos de transmissão da televisão.
O modelo de negócios a ser seguido, segundo Josep María Bartomeu é o do Manchester United, que tem uma equipe de 80 pessoas dedicadas aos trabalhos de marketing do clube inglês.
* Acompanhe notícias sobre marketing esportivo, em O Negócio é Esporte. No rádio, na web e no Diário Lance!