Em 2012, clubes brasileiros chegaram a meio bilhão de reais de arrecadação envolvendo programa de sócio-torcedor, bilheteria, eventos e serviços de camarotes, lojas e estacionamento.
Os números foram divulgados por Amir Somoggi, especialista em marketing e gestão esportiva, que se baseou em balanços financeiros dos clubes. O líder foi o São Paulo, que arrecadou R$ 65,2 milhões. Grêmio (R$ 63,5 milhões), Internacional (R$ 51,5 milhões), Corinthians (R$ 35,1 milhões) e Coritiba (R$ 32,0) completam o top 5. Dentre os 15 clubes divulgados na pesquisa, o Flamengo foi o de pior rendimento, faturando R$ 9,5 milhões. O Fluminense sequer aparece na lista, mesmo com o título brasileiro do ano passado.
De acordo com Amir, esses números estão crescendo, porém, representam apenas 0,5% do que se arrecada no mundo com os estádios. Ainda segundo o especialista, o Brasil precisa evoluir muito para explorar ainda mais as arenas.