Fãs vão escalar time baiano por aplicativo

Dia 01/03/2016
04:03
Compartilhar

Torcedores brasileiros se passarão por técnicos e poderão escalar os titulares do Esporte Clube Jacuipense (equipe da primeira divisão baiana) na Copa Governador do Estado da Bahia, que começa no próximo dia 28. A escolha será feita através do aplicativo 'Sistema Total Choice'.

- Trata-se de uma idéia inédita no país: estamos transformando os chamados Fantasy Sports Games em realidade. As pessoas poderão se cadastrar no sistema e escolher os jogadores reais que escalariam em cada posição do time. Aqueles que efetivamente tiverem mais votos serão realmente colocados em campo pelo técnico Emerson Pereira. Além disso, o técnico virtual que tiver os atletas com melhor desempenho em sua escalação ganha pontos e não só compete com os demais para ver quem é o melhor treinador como ainda ganhará prêmios - diz Wilson Trecenti, presidente da empresa HWT Promoções Esportivas – que é idealizadora do programa e co-gestora da equipe baiana.

O treinador Emerson Pereira, ex-volante de São Paulo, Corinthians e Colo-Colo, comentou o trabalho que será feito para ouvir os técnicos virtuais.

- Acho que será uma ajuda, os admiradores de futebol do país inteiro estarão dividindo suas ideias com comissão técnica. Eu treinarei o time no esquema tático que achar melhor e terei a ajuda da torcida para fazer a escalação dos atletas dentro daquele esquema. De certa forma estarei dividindo a responsabilidade com o torcedor, que é para quem mais interessa o resultado, seja porque ele realmente torce para o Jacuipense, seja porque quer ser o melhor treinador no jogo virtual e ganhar prêmios - falou Pereira.

O interessado em participar deve entrar no site http://www.totalchoice.com.br/ ou baixar o Total Choice, que aberto a todos os torcedores, via Google Play - em breve na AppStore - para smartphone ou tablet, fazer um cadastro informando, dentre outras coisas, o time do coração. Desta forma, evita que um participante "prejudique" a equipe do Jacuipense para beneficiar o adversário: um torcedor do Vitória, por exemplo, poderá escalar o Jacuipense em qualquer rodada da competição, menos quando o oponente for justamente o Vitória.

No jogo, o “treinador virtual” terá sempre à disposição o esquema tático que o técnico Emerson Pereira pretende usar no próximo jogo com uma lista de jogadores disponíveis para escalação, por posição, com fotos dos atletas (hoje são 28) e com um aviso indicando se o jogador estará disponível para a partida.

Após a partida, o programa distribui pontos de acordo com critérios do game. Semanalmente, o técnico virtual que estiver na primeira posição ganhará uma camisa do Jacuipense. Com o time chegando à final, aquele que acumular o maior número de pontos no decorrer do campeonato, será convidado para uma viagem com acompanhante, com despesas pagas (hotel e viagens), para assistir ao último jogo do Leão do Sisal, com direito a acompanhar o time até o estádio.

A competição começa no próximo dia 28 e reúne oito equipes do estado. Vitória e Bahia, por outros motivos profissionais, utilizam suas equipes de base para disputar o torneio.

O Jacuipense é da cidade de Riachão do Jacuípe, a 186km de Salvador. O Leão do Sisal retornou à elite do futebol baiano em 2012, após passar 16 anos fora da série A. Desde 2011, o clube estabeleceu uma parceria com a HWT Promoções Esportivas, empresa sediada em Campinas, que assumiu inicialmente a cogestão das categorias de base e, no início de 2012, o time profissional.

Siga o Lance! no Google News