Filme do Sport premiado em Cannes zera a fila de pacientes em busca de córneas

imagem cameraJuninho Paulista e Ronaldão em evento de Furnas (Foto: Igor Siqueira)
Dia 27/10/2015
15:07
Atualizado em 01/03/2016
04:42
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O Sport lançou um vídeo em parceria com a agência de publicidade Ogilvy Brasil, que retrata a paixão do torcedor pelo clube e se revela uma importante ferramenta de incentivo à campanha de doação de órgãos em Pernambuco. Por causa da ação, o estado de Pernambuco zerou a fila de pacientes à espera do transplante de córneas, elevando o estado ao status de líder  em doação de órgãos no Nordeste.

O filme mostra o entusiasmo dos torcedores rubro-negros em aderir à campanha, lançada há um ano sob o título “Pelo Sport tudo. Até depois de morrer”. A produção brasileira ganhou ainda o Grand Prix da categoria 'Promoção e Ativação', durante o tradicional Festival de Cannes, na França, apontado como um dos mais importantes, senão o maior prêmio da publicidade internacional. A película ganhou ainda outros três Leões de Ouro (dois em Promo e um em RP).

Segundo o L!Bizz apurou, a honraria conferida à produção brasileira despertou o interesse de pelo menos três clubes estrangeiros, dentre os quais o Milionarios, da Colômbia. Eles manifestaram o interesse de contar com o apoio do Sport em ativar campanhas com um forte componente humanitário em seus respetivos países.

A ação ajudou a ampliar o número de doares no Estado de Pernambuco (PE). De janeiro a setembro deste ano foram feitas 1.055 doações, contra  1.012 realizadas no mesmo período do ano passado. Os resultados fizeram com que o estado de Pernambuco chegasse ao sexto lugar dentre os 26 estados da Federação, mais o Distrito Federal.

Pernambuco também foi o primeiro estado das regiões Norte e Nordeste a ter uma central de transplantes, fundada em 1995, segundo Jackeline Diniz, gerente de educação permanente da Central de Transplantes de Pernambuco. Segundo ela, a campanha do clube junto à agência atingiu os torcedores do Sport, bem como fãs de outros times também fizeram a carteirinha do clube de doador.

- Eles [Sport e Ogilvy] nos presentearam com uma emocionante campanha de incentivo a doação de órgãos e tecidos. Conseguiram associar o amor pelo futebol ao amor ao próximo, impulsionando os pernambucanos a declarar seu desejo pela doação de órgãos. A campanha teve uma grande aceitação pela sociedade, onde torcedores de outros times também abraçaram a campanha, demonstrando que maior que o amor pelo time, é o amor pela vida. Ajudou-nos a ser ainda o 5º estado a zerar a fila de córnea entre o fim de 2012 até o momento - declarou.

Embora não seja possível mapear quantas doações foram efetivamente do programa rubro-negro, a profissional ressalta a importância de ações educativas como esta, fomentando a cultura e o conhecimento da sociedade.

- Ações deste porte esclarecem sobre uma temática complexa que perpassa entre o morrer e a doação de órgãos que salva vidas, além de transcender a emoção, o desejo e o imaginário de um torcedor que deseja que seu coração continue vibrando pelo futebol, porém na vida da pessoa que agora recebeu um órgão ou um tecido - afirmou Jackeline.

O Vitória também fez uma iniciativa parecida em junho do ano passado, porém, com doadores de sangue. A diretoria do clube baiano retirou o vermelho da camisa de jogo da equipe. À medida que o número de doações foi aumentando, o clube fez voltar, de forma gradativa, a cor vermelha ao uniforme do clube. A ação resultou no aumento de 46% do estoque de sangue do Hemoba (Fundação de Hematologia e Hemoterapia da Bahia).

O Sport lançou um vídeo em parceria com a agência de publicidade Ogilvy Brasil, que retrata a paixão do torcedor pelo clube e se revela uma importante ferramenta de incentivo à campanha de doação de órgãos em Pernambuco. Por causa da ação, o estado de Pernambuco zerou a fila de pacientes à espera do transplante de córneas, elevando o estado ao status de líder  em doação de órgãos no Nordeste.

O filme mostra o entusiasmo dos torcedores rubro-negros em aderir à campanha, lançada há um ano sob o título “Pelo Sport tudo. Até depois de morrer”. A produção brasileira ganhou ainda o Grand Prix da categoria 'Promoção e Ativação', durante o tradicional Festival de Cannes, na França, apontado como um dos mais importantes, senão o maior prêmio da publicidade internacional. A película ganhou ainda outros três Leões de Ouro (dois em Promo e um em RP).

Segundo o L!Bizz apurou, a honraria conferida à produção brasileira despertou o interesse de pelo menos três clubes estrangeiros, dentre os quais o Milionarios, da Colômbia. Eles manifestaram o interesse de contar com o apoio do Sport em ativar campanhas com um forte componente humanitário em seus respetivos países.

A ação ajudou a ampliar o número de doares no Estado de Pernambuco (PE). De janeiro a setembro deste ano foram feitas 1.055 doações, contra  1.012 realizadas no mesmo período do ano passado. Os resultados fizeram com que o estado de Pernambuco chegasse ao sexto lugar dentre os 26 estados da Federação, mais o Distrito Federal.

Pernambuco também foi o primeiro estado das regiões Norte e Nordeste a ter uma central de transplantes, fundada em 1995, segundo Jackeline Diniz, gerente de educação permanente da Central de Transplantes de Pernambuco. Segundo ela, a campanha do clube junto à agência atingiu os torcedores do Sport, bem como fãs de outros times também fizeram a carteirinha do clube de doador.

- Eles [Sport e Ogilvy] nos presentearam com uma emocionante campanha de incentivo a doação de órgãos e tecidos. Conseguiram associar o amor pelo futebol ao amor ao próximo, impulsionando os pernambucanos a declarar seu desejo pela doação de órgãos. A campanha teve uma grande aceitação pela sociedade, onde torcedores de outros times também abraçaram a campanha, demonstrando que maior que o amor pelo time, é o amor pela vida. Ajudou-nos a ser ainda o 5º estado a zerar a fila de córnea entre o fim de 2012 até o momento - declarou.

Embora não seja possível mapear quantas doações foram efetivamente do programa rubro-negro, a profissional ressalta a importância de ações educativas como esta, fomentando a cultura e o conhecimento da sociedade.

- Ações deste porte esclarecem sobre uma temática complexa que perpassa entre o morrer e a doação de órgãos que salva vidas, além de transcender a emoção, o desejo e o imaginário de um torcedor que deseja que seu coração continue vibrando pelo futebol, porém na vida da pessoa que agora recebeu um órgão ou um tecido - afirmou Jackeline.

O Vitória também fez uma iniciativa parecida em junho do ano passado, porém, com doadores de sangue. A diretoria do clube baiano retirou o vermelho da camisa de jogo da equipe. À medida que o número de doações foi aumentando, o clube fez voltar, de forma gradativa, a cor vermelha ao uniforme do clube. A ação resultou no aumento de 46% do estoque de sangue do Hemoba (Fundação de Hematologia e Hemoterapia da Bahia).

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