O Flamengo assinou com o Comitê Olímpico dos Estados Unidos um acordo de parceria até o término dos Jogos Olímpicos de 2016 e dos Jogos Paralímpicos, no mês seguinte.
O contrato prevê que a entidade esportiva norte-americana deverá fornecer os recursos necessários para melhorias na infraestrutura do clube carioca. Em contrapartida, a delegação dos Estados Unidos, quando chegar ao Rio para a disputa das Olimpíadas, daqui a 3 anos, terá à sua disposição as dependências do clube, a fim de que sejam utilizadas como centro de treinamento durante a disputa dos Jogos.
A diretoria do clube brasileiro sustenta que o novo contrato é 2,5 vezes superior ao acordo original.
- Esse acordo é histórico dentro desse processo de reestruturar os esportes olímpicos no Flamengo. Queremos reconstruir o Flamengo, nos próximos dois ou três anos, para que o clube volte a ser o celeiro formador de atletas - afirmou o vice-presidente de Esportes Olímpicos do Flamengo, Alexandre Póvoa.
Os recursos provenientes da parceria com os americanos, garante a diretoria rubro-negra, serão investidos em melhorias na infraestrutura da sede da Gávea. O clube comemora ainda o fato de que o acordo possibilitará o intercâmbio entre os atletas e comissões técnicas do clube e da delegação do país norte-americano.
- O Flamengo é um clube de primeira classe gerido por verdadeiros profissionais. Estamos entusiasmados com esta parceria e confiantes de que os nossos atletas terão tudo o que precisam para serem bem sucedido nos Jogos Rio-2016 - disse Alan Ashley, chefe de desempenho esportivo do Comitê Olímpico dos Estados Unidos.