A Pluri Consultoria publicou um estudo sobre o valor atual dos preços dos ingressos da 1ª Divisão do Campeonato Brasileiro. A empresa especialiazada em economia, gestão e marketing, utilizou duas metodologias distintas: o IPF-Pluri, que mede a variação média dos preços dos ingressos para os jogos dos 20 clubes da Série A do Brasileirão. esse método considera os ingressos avulsos para a categoria mais barata disponível no estádio, na modalidade inteira e não promocional; e IPF-A Pluri, versão que considera, para efeito da pesquisa, o custo com transporte feito pelo torcedor em seu deslocamento até o estádio, bem como o preço pago com estacionamento e ainda o custo da alimentação.
A conclusão foi que o valor dos ingressos, na categoria IPF-Pluri, baixou em 13% em setembro, registrando 49% de elevação no acumulado de 2013 e 53,8% nos últimos 12 meses. Desta forma, o preço médio das entradas mais baratas para os jogos dos 20 clubes da Série A sofreu um recuo da ordem de R$ 7,62 frente ao mês de agosto (R$ 58,62), fixando-se em R$ 51, sendo o terceiro o patamar de toda a série.
O IPF-A Pluri, que mede o custo de ir ao estádio, como os ingressos, transporte, estacionamento e alimentação, apresentou um declínio de 10,3% e registrou 32% de alta no acumulado de 2013 e 34,4% nos últimos 12 meses (de setembro de 2012 a setembro de 2013). Sendo assim, a estimativa de custo total de um jogo atingiu R$ 91,41 para uma pessoa adulta e R$ 129,55 para um adulto que queira levar seu filho (a).
A publicação destaca dois fatores que explicam a queda dos preços em setembro:
- Determinados clubes, como o Fluminense com entradas a R$ 1, optaram por realizar promoções para atrair o seu torcedor ao estádio;
- Não aconteceram jogos-evento (jogos em Brasília, inaugurações de novos estádios) que ajudaram a elevar os preços médios dos ingressos durante o ano.
Ainda segundo o estudo, a alegria do torcedor com ingresso "mais baratos" irá acabar, pois a projeção para os próximos meses é uma elevação gradual dos preços, pois clubes que reduziram os valores o fizeram em caráter promocional.
A Pluri Consultoria publicou um estudo sobre o valor atual dos preços dos ingressos da 1ª Divisão do Campeonato Brasileiro. A empresa especialiazada em economia, gestão e marketing, utilizou duas metodologias distintas: o IPF-Pluri, que mede a variação média dos preços dos ingressos para os jogos dos 20 clubes da Série A do Brasileirão. esse método considera os ingressos avulsos para a categoria mais barata disponível no estádio, na modalidade inteira e não promocional; e IPF-A Pluri, versão que considera, para efeito da pesquisa, o custo com transporte feito pelo torcedor em seu deslocamento até o estádio, bem como o preço pago com estacionamento e ainda o custo da alimentação.
A conclusão foi que o valor dos ingressos, na categoria IPF-Pluri, baixou em 13% em setembro, registrando 49% de elevação no acumulado de 2013 e 53,8% nos últimos 12 meses. Desta forma, o preço médio das entradas mais baratas para os jogos dos 20 clubes da Série A sofreu um recuo da ordem de R$ 7,62 frente ao mês de agosto (R$ 58,62), fixando-se em R$ 51, sendo o terceiro o patamar de toda a série.
O IPF-A Pluri, que mede o custo de ir ao estádio, como os ingressos, transporte, estacionamento e alimentação, apresentou um declínio de 10,3% e registrou 32% de alta no acumulado de 2013 e 34,4% nos últimos 12 meses (de setembro de 2012 a setembro de 2013). Sendo assim, a estimativa de custo total de um jogo atingiu R$ 91,41 para uma pessoa adulta e R$ 129,55 para um adulto que queira levar seu filho (a).
A publicação destaca dois fatores que explicam a queda dos preços em setembro:
- Determinados clubes, como o Fluminense com entradas a R$ 1, optaram por realizar promoções para atrair o seu torcedor ao estádio;
- Não aconteceram jogos-evento (jogos em Brasília, inaugurações de novos estádios) que ajudaram a elevar os preços médios dos ingressos durante o ano.
Ainda segundo o estudo, a alegria do torcedor com ingresso "mais baratos" irá acabar, pois a projeção para os próximos meses é uma elevação gradual dos preços, pois clubes que reduziram os valores o fizeram em caráter promocional.