A Nike resolveu abraçar uma causa que vem preocupando cada vez mais os pais americanos: a inatividade das crianças nas escolas, aliada à obesidade entre os kids causada pela má alimentação. Aproveitando-se do fato de que o ano letivo americano está prestes a começar, a fornecedora lançou um vídeo em seu canal no Youtube, através do qual a marca ativa alguns dos seus atletas mais populares no país.
Astros do esporte como a tenista Serena Williams dão depoimentos sobre o início de suas vitoriosas carreiras e a necessidade da prática esportiva regular. Eles abordam questões como a importância de suas primeiras experiências com a atividade física na escola e aproveitam para convocar pais e professores a aderirem à campanha.
No vídeo produzido pela Nike, além da tenista, figuram o decatleta olímpico, Ashton Eaton; o skatista Paul Rodriguez; a triatleta paralímpica, Sarah Reinertsen; a fundista olímpica, Allyson Felix; e ainda o jogador de futebol americano, Colin Kaepernick.
Em seu depoimento, Serena Williams exalta a necessidade de se buscar o equilíbrio entre o aprendizado em sala de aula e a importância de se manter o corpo em atividade.
- Foi muito importante para mim sair e jogar, porque eu senti que precisava de uma pausa a partir da sala de aula. Eu adorava ir à escola, mas ao mesmo tempo eu queria ser ativa - recorda a tenista americana.
O astro da NFL, Colin Kaepernick, destacou valores como a superação e a força de vontade.
- Qualquer coisa que você possa fazer para ajudar a si próprio no futuro é muito importante. E eu acho que isso é que me ajudou a chegar onde estou - disse.
Pesquisas, diz o site da marca, apontam que crianças ativas rendem melhor na escola. Além de contribuir para potencializar o poder de concentração, a prática esportiva, ressalta o site, ajuda no comportamento em sala de aula.
A campanha é uma iniciativa patrocinada pessoalmente pela primeira-dama americana, Michelle Obama, e visa a difundir a necessidade de as escolas proporcionarem ao menos 1 hora diária de atividade física aos seus alunos, antes, durante e depois das aulas.
Em fevereiro passado, a Nike anunciou um investimento de US $ 50 milhões, o equivalente a cerca de R$ 114 milhões, para apoiar a campanha pelos próximos cinco anos. A ideia é difundir o conceito entre pelo menos 50 mil escolas americanas. Desde o lançamento, 3.700 escolas já aderiram à causa.
Assista ao vídeo.