O Botafogo fechou uma parceria com o Shandong Luneng, time chinês, para, além de desenvolver as categorias de base, internacionalizar sua marca. A equipe carioca acertou um acordo com o Shandong Luneng, time da China, após torneio sub-18 disputado no mesmo país, no qual os botafoguenses foram eliminados na semifinal pelo Shandong Youth, em disputa por pênaltis.
Procurada pela equipe do LANCE!Bizz para dar detalhes sobre como será feito o trabalho de internacionalização da marca, a assessoria do clube não atendeu às ligações. Sobre o trabalho nas categorias de base, o Botafogo gerenciará a escola de futebol do time chinês e dará consultoria em projetos futuros que visem o desenvolvimento do Shandong Luneng.
Projetos de internacionalização da marca vêm se tornando comuns entres os times brasileiros. Apenas neste ano, Fluminense e Cruzeiro foram para os Estados Unidos realizar uma inter-temporada, no período de paralisação do Campeonato Brasileiro para a disputa da Copa das Confederações. E o São Paulo aceitou convite para disputar a Audi Cup, torneio amistoso disputado na Alemanha, além de disputar neste dia 7 a Copa Suruga, competição anual realizada entre a Conmebol e Associação Japonesa de Futebol desde 2007.