Numa ação incomum, o Paraná Clube anunciou nesta quinta-feira acordo de patrocínio máster com uma de suas torcidas organizadas, a "Torcida Fúria Independente". A parceria valerá pelos dois próximos jogos do tricolor paranaense, nos quais o clube estampará na frente da camisa e nas costas as iniciais TFI com a frase A luta não para!
O clube receberá R$ 25 mil por partida, mesmo valor pago pelo restaurante Madero para as partidas contra o Palmeiras e Boa Esporte. Ao LANCE!Net, o Vice-Presidente de Marketing do clube, Christian Knaut, comentou que é uma negociação como se fosse com qualquer outra empresa. E ressaltou que, apesar do acordo com a organizada, eles não têm influência na gestão paranista.
- É uma negociação como se fosse com uma empresa qualquer, são parceiros comuns e não possuem influência na gestão. Temos orgulho de fechar uma parceria pioneira como esta. Já tínhamos a proposta há algum tempo, mas como havia outras negociações, não a concretizamos antes. É um projeto que mostra a força da união da diretoria do clube, da torcida, sócios etc. em torno de levar o Paraná Clube novamente para elite do futebol brasileiro - destacou Christian Knaut.
A Torcida Indepentende emitiu uma nota, na qual afirmou que o apoio da torcida não deve se restringir às manifestações vindas da arquibancada.
- Esse patrocínio reforça cada vez mais o nosso amor e dedicação pelo time, demonstrando que o papel da torcida organizada não se restringe somente à sua força na arquibancada, e sim, que através de estratégias de mercado temos condições de realizar ações que possibilitem alavancar recursos financeiros para o Paraná Clube - diz anúncio da Fúria Independente.
No jogo contra o Guaratinguetá, a organizada promete dar início à segunda fase do Projeto Compromisso e Comprometimento, que será uma campanha de arrecadação que visa a doar um cheque no valor de R$ 100 mil aos cofres do clube.
O acordo entre o Paraná Clube e TFI ocorre num momento em que as autoridades policias e judiciárias, além dos clubes e entidades esportivas debatem o papel das torcidas organizadas. Não são raros os relatos da participação de membros das organizadas em atos de violência durante conflitos envolvendo torcidas rivais.
Os próximos dois jogos do time paranaense serão contra Sport, dia 24, e Guaratinguetá, dia 31, pela Série B do Brasileirão, todos na Vila Capanema. O clube está na quarta posição com 27 pontos.