Uma pesquisa realizada pela filial brasileira da empresa britânica de consultoria esportiva Portas com 27 grandes empresas instaladas no Brasil sobre investimentos em marketing esportivo coloca o futebol em primeiro lugar, com 74% das empresas patrocinando esta modalidade. Em segundo lugar, estão as corridas de rua, seguidas, por esportes a motor, tênis e MMA. Em relação aos recursos - essas empresas investem R$ 1,1 bi ao ano-, o futebol recebe 60%.
Entre as empresas, estão cinco marcas de material esportivo, incluindo Nike e Adidas, duas redes de distribuição desses produtos, duas estatais (Petrobras e BNDES), dois fabricantes de carros, dois de cerveja, três de telefonia e três de petróleo. Treze empresas (incluindo as estatais) são brasileiras de origem, e dessas 12 têm controle nacional. Cinco das empresas são patrocinadores da Copa 2014 e 6 patrocinadores da Rio 2016. Não estão incluídas empresas bancárias de varejo, algumas das quais, como Caixa, Banco do Brasil e Itaú, são grandes patrocinadores
Uma das surpresas da pesquisa é o não aparecimento de esportes tradicionais, como vôlei e basquete. No caso do vôlei, Elmar Gans, sócio da Portas no Brasil, diz que os investimentos no esporte estão concentrados em poucas empresas e principalmente no Banco do Brasil, que não está incluído na amostra.