O Mercado Livre (ML), como uma das maiores plataformas de e-commerce da internet (são 90, 2 milhões de usuários cadastrados em 13 países), está de olho nos grandes eventos esportivos que o Brasil irá sediar a partir de 2014 com a Copa do Mundo e com os Jogos Olímpicos em 2016. A empresa especializada em comércio eletrônico deseja vitaminar seus negócios com a realização de ações pontuais a partir de janeiro. O ML quer ir além da ampliação da sua base de usuários cadastrados. O grupo busca ampliar o volume de itens comercializados e, claro, engordar a conta com o aumento de receita.
Presente em 12 países da América Latina (Argentina, Brasil, México, Uruguai, Colômbia, Venezuela, Chile, Equador, Peru, Costa Rica, República Dominicana e Panamá) e um da Europa (Portugal), o ML conta com um exército de 2 mil funcionários em todas as suas sedes - somente no Brasil são cerca de 600 colaboradores. Os brasileiros ocupam ainda um lugar de destaque: o Brasil representa quase a metade dos negócios realizados graças ao ML. O Corinthians é o clube que detém o maior volume de vendas (21%) de itens na categoria futebol, seguido pelo Palmeiras (11%); Flamengo (10%) e São Paulo e Vasco (ambos com 7%).
O "Esporte e Fitness" ocupa a nona colocação entre as 24 categorias de venda do site. São mais de 215 mil anúncios publicados no ML relacionados à categoria. A venda de itens para a prática do futebol é maioria no seguimento, embora, em termos de volume de vendas, ele não seja o líder global do do ML, sendo superado pela "Aeróbica e Fitness" (47%), "Camping" (44%), "Ciclismo" (44%) e "Futebol" (15%).
LANCE!Bizz: Quais são as fonte de receitas do Mercado Livre?
Leandro Soares: Temos cinco unidades de negócio: Marketplace (principal), Mercado Pago, Plataforma de E-commerce, Plataforma de Publicidade e Mercado Livre de Envios. O Marketplace é onde o usuário faz a compra e venda de produtos, os clientes vendedores e compradores, onde temos a comissão. O Mercado Pago é o que processa o pagamento, seja no ML ou em outros sites, nossa plataforma de intermediação financeira. Plataforma de E-commerce, montagem da loja virtual, o modelo, com unidade gratuita e premium. Plataforma de Publicidade, com duas possibilidades, direcionando produtos que estão sendo comercializados dentro do Mercado Livre ou para fora com links patrocinados. E o Mercado Livre Envios é a possibilidade da fazer envios através da própria plataforma, para isso tempos parceria com os Correios.
L!Bizz: Como que é trabalhada a plataforma de publicidade? Como é feita a exposição das vendas?
LS: Há a grátis, mas o produto só é achado pelas buscas mais apuradas. No entanto, para o cliente vender com mais facilidade e ter uma exposição maior, temos quatro categorias que o cliente pode escolher: bronze, prata, ouro e diamante.
L!Bizz: Quanto o Mercado Livre ganha nestas categorias?
LS: De 7,5% a 11,5% em cada anúncio.
L!Bizz: O que atrai um usuário a querer anunciar no ML?
LS: O ML é um dos 50 sites com mais page views do mundo e também o 10º site de e-commerce mais acessado, além de ser a plataforma de varejo líder em visitantes únicos em cada país onde opera da América Latina, de acordo com métricas fornecidas pela comScore Networks (empresa americana de análise da internet que fornecendo dados de marketing).
L!Bizz: O brasileiro tem interesse nos artigos esportivos?
LS: Sim, a categoria de ‘Esporte e Fitness’ é uma das 10 maiores categorias do Mercado Livre e vem crescendo substancialmente ano sobre ano. Tivemos um crescimento de 39% de janeiro a agosto deste ano em relação ao mesmo período do ano passado. Já a subcategoria de futebol é a que apresenta o maior número de itens anunciados dentro da nossa plataforma, com quase 1/4 do nosso listing de produtos.
L!Bizz: O site fará ações pensando nos grandes eventos esportivos?
LS: Em geral, faremos promoções com a temática dos grandes eventos que o Brasil vai sediar nos próximos anos. Serão promoções pontuais para podermos utilizar o máximo a Copa e as Olimpíadas, tendo em vista em aumentar ainda mais a movimentação da nossa plataforma.
L!Bizz: Quais os times de futebol que mais atraem o interesse do cliente?
LS: O grande destaque é o Corinthians, que representa 21% das vendas da categoria futebol. Completam a lista o Palmeiras (11%), Flamengo (10%), Vasco (7%) e São Paulo (7%).
L!Bizz: E na esfera internacional?
LS: Os dois gigantes espanhois dominam. Barcelona representa 16% das vendas de clubes estrangeiros, enquando o Real Madrid chega a 14%. Mais atrás vêm Borussia Dortmund (7%), Chelsea (6%) e Paris Saint-Germain (5%). Nas Seleções o Brasil é o que mais possui um terço do "share vendas", com 33%. Em seguida aparecem as seleções europeias Itália (7,5%), Alemanha (7%) e Espanha (6%) e a outra sul-americana Argentina (5,5%).
O Mercado Livre (ML), como uma das maiores plataformas de e-commerce da internet (são 90, 2 milhões de usuários cadastrados em 13 países), está de olho nos grandes eventos esportivos que o Brasil irá sediar a partir de 2014 com a Copa do Mundo e com os Jogos Olímpicos em 2016. A empresa especializada em comércio eletrônico deseja vitaminar seus negócios com a realização de ações pontuais a partir de janeiro. O ML quer ir além da ampliação da sua base de usuários cadastrados. O grupo busca ampliar o volume de itens comercializados e, claro, engordar a conta com o aumento de receita.
Presente em 12 países da América Latina (Argentina, Brasil, México, Uruguai, Colômbia, Venezuela, Chile, Equador, Peru, Costa Rica, República Dominicana e Panamá) e um da Europa (Portugal), o ML conta com um exército de 2 mil funcionários em todas as suas sedes - somente no Brasil são cerca de 600 colaboradores. Os brasileiros ocupam ainda um lugar de destaque: o Brasil representa quase a metade dos negócios realizados graças ao ML. O Corinthians é o clube que detém o maior volume de vendas (21%) de itens na categoria futebol, seguido pelo Palmeiras (11%); Flamengo (10%) e São Paulo e Vasco (ambos com 7%).
O "Esporte e Fitness" ocupa a nona colocação entre as 24 categorias de venda do site. São mais de 215 mil anúncios publicados no ML relacionados à categoria. A venda de itens para a prática do futebol é maioria no seguimento, embora, em termos de volume de vendas, ele não seja o líder global do do ML, sendo superado pela "Aeróbica e Fitness" (47%), "Camping" (44%), "Ciclismo" (44%) e "Futebol" (15%).
LANCE!Bizz: Quais são as fonte de receitas do Mercado Livre?
Leandro Soares: Temos cinco unidades de negócio: Marketplace (principal), Mercado Pago, Plataforma de E-commerce, Plataforma de Publicidade e Mercado Livre de Envios. O Marketplace é onde o usuário faz a compra e venda de produtos, os clientes vendedores e compradores, onde temos a comissão. O Mercado Pago é o que processa o pagamento, seja no ML ou em outros sites, nossa plataforma de intermediação financeira. Plataforma de E-commerce, montagem da loja virtual, o modelo, com unidade gratuita e premium. Plataforma de Publicidade, com duas possibilidades, direcionando produtos que estão sendo comercializados dentro do Mercado Livre ou para fora com links patrocinados. E o Mercado Livre Envios é a possibilidade da fazer envios através da própria plataforma, para isso tempos parceria com os Correios.
L!Bizz: Como que é trabalhada a plataforma de publicidade? Como é feita a exposição das vendas?
LS: Há a grátis, mas o produto só é achado pelas buscas mais apuradas. No entanto, para o cliente vender com mais facilidade e ter uma exposição maior, temos quatro categorias que o cliente pode escolher: bronze, prata, ouro e diamante.
L!Bizz: Quanto o Mercado Livre ganha nestas categorias?
LS: De 7,5% a 11,5% em cada anúncio.
L!Bizz: O que atrai um usuário a querer anunciar no ML?
LS: O ML é um dos 50 sites com mais page views do mundo e também o 10º site de e-commerce mais acessado, além de ser a plataforma de varejo líder em visitantes únicos em cada país onde opera da América Latina, de acordo com métricas fornecidas pela comScore Networks (empresa americana de análise da internet que fornecendo dados de marketing).
L!Bizz: O brasileiro tem interesse nos artigos esportivos?
LS: Sim, a categoria de ‘Esporte e Fitness’ é uma das 10 maiores categorias do Mercado Livre e vem crescendo substancialmente ano sobre ano. Tivemos um crescimento de 39% de janeiro a agosto deste ano em relação ao mesmo período do ano passado. Já a subcategoria de futebol é a que apresenta o maior número de itens anunciados dentro da nossa plataforma, com quase 1/4 do nosso listing de produtos.
L!Bizz: O site fará ações pensando nos grandes eventos esportivos?
LS: Em geral, faremos promoções com a temática dos grandes eventos que o Brasil vai sediar nos próximos anos. Serão promoções pontuais para podermos utilizar o máximo a Copa e as Olimpíadas, tendo em vista em aumentar ainda mais a movimentação da nossa plataforma.
L!Bizz: Quais os times de futebol que mais atraem o interesse do cliente?
LS: O grande destaque é o Corinthians, que representa 21% das vendas da categoria futebol. Completam a lista o Palmeiras (11%), Flamengo (10%), Vasco (7%) e São Paulo (7%).
L!Bizz: E na esfera internacional?
LS: Os dois gigantes espanhois dominam. Barcelona representa 16% das vendas de clubes estrangeiros, enquando o Real Madrid chega a 14%. Mais atrás vêm Borussia Dortmund (7%), Chelsea (6%) e Paris Saint-Germain (5%). Nas Seleções o Brasil é o que mais possui um terço do "share vendas", com 33%. Em seguida aparecem as seleções europeias Itália (7,5%), Alemanha (7%) e Espanha (6%) e a outra sul-americana Argentina (5,5%).