O Annual Review of Football Finance, divulgado pela empresa Deloitte neste mês, aponta que as cinco principais ligas europeias – Premier League (Inglaterra), Bundesliga (Alemanha), Serie A TIM (Itália), Liga BBVA (Espanha) e Ligue 1 (França) – registraram juntas um faturamento acumulado de 11,3 bilhões de euros (o equivalente a 39 bilhões de reais) na temporada 2013-14, o que representa um aumento de 15% em relação a 2012-13. Segundo o levantamento, as cinco ligas registraram crescimento pelo terceiro ano consecutivo. Contudo, o abismo entre as “cinco maiores” e as demais ligas do continente segue aumentando.
O levantamento, que considera as receitas em dias de jogos, direitos de transmissão e ganhos comerciais com publicidade, aponta a Premier League como o campeonato com o maior em faturamento da Europa, atingindo a marca de 3,8 bilhões de euros, o equivalente a 16 bilhões de reais. O trunfo dos ingleses foi a arrecadação com direitos de transmissão, que representou 54% da receita.
Em comparação às outras ligas, por exemplo, a Premier gerou 171 milhões de euros a mais do que o total de receita dos 20 participantes da Liga BBVA, primeira divisão espanhola.