ANÁLISE: aposta arriscada surte efeito, e Botafogo lidera o Brasileirão com méritos

Alvinegro se fechou na defesa, deu a bola para o Flamengo, mas conseguiu ser letal quando necessário para vencer clássico no Maracanã. Glorioso volta ao topo da tabela após dez anos

Escrito por

Existe um jeito certo de se jogar futebol? Ou o que vale é o resultado positivo, independente da estratégia adotada? Ao conseguir uma grande vitória sobre o Flamengo no clássico do último domingo, pela terceira rodada do Brasileirão, o Botafogo mostrou que não se importa em dar show desde que o objetivo seja conquistado.

Mas façamo-nos outra pergunta: o que é dar show no futebol? Ter a posse de bola a maior parte do tempo, encurralar seu adversário no campo defensivo e empilhar chances criadas é bonito, mas jogar por uma bola e estacionar o ônibus na frente do gol pode garantir os mesmos três pontos. Tudo bem que o Alvinegro não jogou apenas por uma bola, já que marcou três vezes, mas a postura em campo foi defensiva e arriscada.

+ Veja a tabela e os jogos do Campeonato Brasileiro 2023

Mas qual o problema da postura ser defensiva? Grandes times já foram campeões mundo afora com um estilo mais cauteloso. No final, o mais importante é cumprir seu objetivo. E o objetivo do Botafogo diante de um poderoso Flamengo era um: vencer. Após a partida, em entrevista coletiva, o técnico Luís Castro explicou sua ideia de jogo e se mostrou satisfeito.

- O Botafogo nunca abdicou de ter a bola, mas queríamos tê-la nas zonas em que gostaríamos, que estavam bem definidas. Fomos surpreendidos por um Santos (goleiro do Flamengo) muito em cima, ele tinha dado sinais de que poderia ter um posicionamento mais adiantado, mas mais perto da área dele. Nossa estratégia era pressionar os três homens da linha de três deles. Foi decisão nossa de não pressionar o Santos. O jogo foi correndo dentro do que havíamos planejado e acabamos por concretizar o nosso objetivo que eram os três pontos. Tivemos momentos muito bons no jogo, no global a tarefa que eles desempenharam foi bem executada - disse o treinador português.

+ ATUAÇÕES: Lucas Perri e Tiquinho Soares resolvem na defesa e no ataque e levam as maiores notas do Botafogo

Luís Castro foi expulso e terá de cumprir suspensão contra o Atlético-MG (Foto: Vitor Silva / Botafogo)

Castro disse que o Botafogo não abdicou de ter a bola, mas em campo não foi exatamente isso que se viu. O Alvinegro deixou o Flamengo controlar o jogo, principalmente na primeira etapa, e as equipes foram para o intervalo com Rubro-Negro com cerca de 65% da posse. Com a ideia de agredir o rival num jogo direto, a estratégia, arriscada, convenhamos, acabou dando certo.

Diante de um rival com elenco recheado de grandes jogadores, que são acostumados a decidir, o plano "kamikaze" poderia ir por água abaixo a qualquer momento. Por sorte, como na bola que Vidal acertou na trave no início do jogo, mas muito também por eficiência e por mérito, com um time sólido defensivamente, o Botafogo lidera o Campeonato Brasileiro com justiça.

Luís Castro disse que não se importa com a liderança por ainda ser início de competição, mas deveria. No topo novamente depois de dez anos, o Alvinegro pode sonhar com coisas grandes seja jogando bonito ou feio. Dando show ou não. Atacando ou se defendendo. No fim, o que vale são os três pontos. E isso este elenco mostrou que sabe fazer ao brigar até a última bola.

Siga o Lance! no Google News