ANÁLISE: Seca de gols e pouco repertório escancara problemas do Botafogo em 2025

Glorioso perde terceiro título e segunda final disputada nesta temporada

imagem cameraIgor Jesus, jogador do Botafogo, lamenta após partida contra o Racing, no Nilton Santos, pela Recopa Sul-americana 2025 (Foto: Jorge Rodrigues/AGIF)
2ad5d3c8-dcf7-4c14-991e-8bb9ec4cb8e1_IMG_5914-scaled-aspect-ratio-1024-1024
Isabelle Favieri
Rio de Janeiro (RJ)
Dia 28/02/2025
07:45
Atualizado há 15 horas
Compartilhar

O Botafogo começou o ano irreconhecível do time campeão da Libertadores em 2024. Ao ser derrotado por 2 a 0 para o Racing na final da Recopa Sul-Americana, nesta quinta-feira (27), o Glorioso deixou escapar o terceiro título disputado no início da temporada, e inicia 2025 bem abaixo do esperado.

➡️ Tudo sobre o Fogão agora no WhatsApp. Siga o nosso canal Lance! Botafogo

▶️ Racing é campeão da Recopa, e Botafogo acumula mais um vexame na temporada

Depois de conquistar dos dos principais títulos do futebol brasileiro, o Alvinegro passou por mudanças e uma 'virada de página'. Com 15 saídas do elenco e uma troca de técnico repentina, a equipe precisou 'começar do zero' no Campeonato Carioca.

Carlos Leiria assumiu o time interinamente, mas os resultados ruins pressionaram, e o técnico retornou ao comando do sub-20, dando lugar a Cláudio Caçapa. Desde que assumiu o time, no duelo contra o Boavista, pelo Campeonato Carioca, o saldo não é positivo. Foram quatro jogo: um empate e três derrotas. Mas além do resultado, o desempenho também deixa a desejar.

Aquele time com marcação alta, pressão, domínio e que sufocava o adversário, em 2024, parece não existir mais. Mesmo com a base da equipe principal mantida, os jogadores parecem não se reconhecer mais dentro de campo, e o que se vê são diversas erros de passe, chutões e cruzamentos na área. Saída de bola e arrancada em contra-ataque são quase sempre desarmadas ao chegar na área adversária.

A dificuldade de construção de jogadas ofensivas de perigo tem sido a tônica do Botafogo de 2025. Não à toa seus atacantes titulares vivem uma seca de gols. A estreia do elenco principal nesta temporada foi no clássico contra o Fluminense, no dia 29 de janeiro, em vitória por 2 a 1, no Nilton Santos. Essa foi a última vez que Igor Jesus e Savarino, pilares do time campeão da América, marcaram pelo Alvinegro.

Desde então foram apenas mais três gols marcados em oito jogos: Patrick de Paula, em derrota na Supercopa do Brasil; e Kayke, contra o Nova Iguaçu e Boavista. Com isso, o clube se tornou o time da Série A com o pior aproveitamento, mais derrotas e menos gols marcados por jogo em 2024.

Números do Botafogo em 2025

⚔️ 14 jogos
✅ 4 vitórias
⚖️ 1 empate
❌ 9 derrotas
📊 31.0% aproveitamento
⚽ 12 gols (0.86 / j)
🚫 19 gols sofridos (1.36 / j)
🧤 3 jogos sem sofrer gol (21.4%)

Com três trocas de comando em dois meses, a indefinição de um técnico se mostrou um dos principais problemas para a falta de organização e desempenho em campo deste Botafogo. Mas agora, a espera acabou. O português Renato Paiva foi anunciado como treinador, nesta quinta-feira (27), após a partida.

Agora, o Botafogo terá cerca de 30 dias de treinos com o novo técnico para se preparar para o início do Campeonato Brasileiro. O Alvinegro estreia no dia 29 de março, sábado, contra o Palmeiras, no Allianz Parque.

Jogadores do Racing celebram gol, enquanto Barboza lamenta derrota do Botafogo na Recopa (Foto: Alexandre Loureiro/AGIF)
Siga o Lance! no Google News