O Botafogo terminou o Campeonato Brasileiro na quinta colocação. Se antes do início da competição o resultado parecia um sonho distante, ao fim dela a posição e a disputa da pré-Libertadores estão mais próximas de um pesadelo. Desacreditado após um Campeonato Carioca ruim, o Glorioso liderou o Brasileirão por 31 rodadas e viu o título escapar na reta final.
➡️ Tudo sobre o Fogão agora no WhatsApp. Siga o nosso novo canal Lance! Botafogo
A temporada do Botafogo começou de forma decepcionante. O time terminou a primeira fase do campeonato estadual no quinto lugar, fora da zona de classificação ao mata-mata e atrás do Volta Redonda, que atualmente disputa a Série C. Como consolação, o Alvinegro disputou a Taça Rio, que hoje serve para preencher calendário daqueles que não ficam entre os quatro melhores do Cariocão, e levou o título.
O resultado pífio no Estadual trazia poucas expectativas de um bom desempenho no Brasileirão. No entanto, o Alvinegro demonstrou força desde o início e assumiu a liderança após três jogos, permanecendo na primeira posição por 31 rodadas. Mais que isso, o Botafogo igualou o Corinthians de 2017 e teve o melhor primeiro turno da história do Brasileirão, com 47 pontos em 19 partidas.
O desempenho do Glorioso estava muito acima de qualquer adversário, e a equipe chegou a ter 13 pontos de vantagem sobre o vice-líder da competição. No entanto, a derrocada do Botafogo veio de forma inacreditável e o time somou apenas 17 pontos no segundo turno, a quarta pior campanha no período.
Desta forma, o Alvinegro não só perdeu de forma improvável o título do Campeonato Brasileiro, mas caiu para a quinta posição da competição nas rodadas finais. O Botafogo encerrou o Brasileirão com uma sequência de 10 jogos sem vencer, com derrotas de viradas e cedendo empates nos últimos minutos em diversas partidas.
➡️ Tiago Nunes admite frustração por campanha do Botafogo: ‘Ilusão de campeões’
A inacreditável queda de rendimento e posições do Glorioso faz com que o quinto lugar, um sonho distante no começo do Campeonato Brasileiro, se tornasse um balde de água fria para quem chegou tão perto da glória de ser campeão. Agora, resta ao Botafogo e ao botafoguenses sonharem, mais uma vez, com um futuro melhor na próxima temporada.