Bastidores: saída de Artur Jorge do Botafogo envolve troca de acusações e valores milionários

Partes aguardam o pagamento da multa rescisória para oficializar a despedida do treinador português

imagem cameraArtur Jorge durante partida do Botafogo (Foto: Ettore Chiereguini/AGIF)
2ad5d3c8-dcf7-4c14-991e-8bb9ec4cb8e1_IMG_5914-scaled-aspect-ratio-1024-1024
Isabelle Favieri
Rio de Janeiro (RJ) e São Paulo (SP)
Avatar
Vitor Coelho Palhares
Rio de Janeiro (RJ) e São Paulo (SP)
Dia 28/12/2024
14:51
Atualizado há 11 minutos
Compartilhar

Artur Jorge não será o técnico do Botafogo em 2025. O português possui conversas avançadas com o Al-Rayyan, do Catar, e aguarda o pagamento da multa de 2 milhões de euros (cerca de R$ 13 milhões) por parte do clube árabe para rescindir com o Glorioso.

➡️Rei da América: compare números e destaques dos três candidatos do Botafogo

Campeão da Copa Libertadores e do Campeonato Brasileiro, Artur Jorge virou alvo de clubes do exterior após o término da temporada e nunca fechou as portas para uma eventual transferência. A postura do treinador, inclusive, foi alvo de críticas por parte da diretoria alvinegra, incluindo John Textor, dono da SAF do Botafogo, que desistiu de negociar a permanência do profissional.

- Nesta altura o futuro está em aberto. Estou a avaliar onde será o meu ano de 2025. Nesta altura, e depois de sair de Portugal, da minha zona de conforto, não é para mim problema onde quer que seja. É uma questão de projeto - afirmou o treinador.

Artur Jorge, por sua vez, gostaria de receber aumento salarial após conquistar dois dos principais títulos do calendário continental. Pessoas ligadas ao entorno do profissional afirmam, no entanto, que o clube carioca não realizou movimentações visando sua permanência.

Ainda de acordo com a apuração do Lance!, o português desejava permanecer no clube carioca em 2025 e comunicou as propostas recebidas à direção. No entanto, passou a considerá-las com mais atenção diante da indefinição por parte do Botafogo. Outro empecilho foi a falta de disposição do Glorioso em tentar igualar as ofertas apresentadas no período.

Mesmo após arrecadar R$ 17 milhões em bônus pelas conquistas na temporada, Artur Jorge e sua comissão técnica decidiram aceitar a oferta do Al-Rayyan, considerada mais atrativa do que a atual em termos financeiros.

Artur Jorge orienta Botafogo na final da Libertadores (Foto: Luis Robayo/AFP)

➡️ Tudo sobre o Fogão agora no WhatsApp. Siga o nosso novo canal Lance! Botafogo

Artur Jorge no comando do Botafogo

Artur Jorge, contratado em abril de 2024, esteve à frente do Botafogo em 55 partidas. Durante esse período, alcançou 31 vitórias, 15 empates e sofreu apenas nove derrotas, conquistando dois títulos: a Conmebol Libertadores e o Campeonato Brasileiro.

Pronunciamento do Botafogo

"O Botafogo não deu seu consentimento a nenhum clube para falar com nosso técnico e não recebeu nenhuma solicitação para tal. Artur Jorge é um dos técnicos mais bem pagos do futebol brasileiro. Com o sucesso esportivo na temporada atual, o treinador também receberá um generoso bônus previsto em contrato.

Como é protocolar em todos os assuntos relativos aos seus funcionários, esperamos que os próximos passos nesta questão sejam resolvidos internamente entre as partes envolvidas."

Siga o Lance! no Google News