Luís Castro não é mais treinador do Botafogo. A saída do técnico foi confirmada pelo clube na tarde desta sexta-feira nas redes sociais. O português será comandante do Al-Nassr, da Arábia Saudita.
- Luís Castro não é mais o técnico do Botafogo. O Botafogo foi comunicado nesta sexta-feira (30) pelo técnico Luís Castro sobre a sua decisão de aceitar proposta de um clube do exterior, o que encerra a atuação no comando técnico da equipe. Também deixam o Clube os auxiliares Vitor Severino e João Brandão; o preparador físico Roberto de Oliveira; o preparador de goleiros Daniel Correia; e o analista de desempenho Nuno Baptista. O Clube agradece aos profissionais pelo serviços prestados e deseja sucesso nos futuros desafios - publicou o perfil oficial do Botafogo nas redes sociais.
+ IMPERDÍVEL! Transmissão ao vivo dos jogos do Glorioso na Sul-Americana por apenas R$1,00!
DA DESCONFIANÇA À ARRANCADA
HISTÓRIA DE LUÍS CASTRO
Após dar os primeiros passos da migração do Botafogo para uma SAF, o acionista John Textor definiu Luís Castro como treinador ideal para a equipe. O português comandava o Al-Duhail, do Qatar, e chegou a ficar próximo de desembarcar no Corinthians. Porém, o Glorioso levou a melhor e fez com que Castro se encaminhasse para General Severiano.
+ Até 50% OFF em produtos Alvinegros para os torcedores fanáticos!
Luís Castro desembarcou no Rio de Janeiro em 26 de março de 2022. Sua estreia aconteceu em 16 de abril, na vitória por 3 a 1 sobre o Ceará. O primeiro ano no comando da equipe, entretanto, foi marcado por oscilações.
O Botafogo perdia muitos pontos quando atuava no Nilton Santos e chegou a flertar com a zona de rebaixamento no Campeonato Brasileiro. O sonho da Copa do Brasil acabou com duas derrotas para o América-MG.
A chegada de reforços, porém, injetou novo fôlego e fez a equipe engatar uma sequência promissora. Aos poucos, o Botafogo passou a ver ao horizonte o sonho de disputar uma Copa Libertadores. No entanto, a expectativa acabou na última rodada, com uma derrota por 3 a 0 para o Athletico-PR.
Em décimo-primeiro lugar, o Alvinegro se garantiu na Copa Sul-Americana. Na última entrevista coletiva do ano, Castro deixou o pedido de "cinco ou seis reforços" para fazer a equipe pensar em sonhos maiores em 2023.
CRISE E CARGO EM RISCO
O início de 2023 foi marcado por turbulências em General Severiano. A equipe principal alvinegra patinou no Campeonato Carioca, apresentando resultados pouco expressivos e tendo derrotas surpreendentes.
O ambiente ficou ainda mais conturbado após a derrota por 1 a 0 para a Portuguesa, que causou a eliminação precoce do Glorioso na primeira fase. A série de maus resultados e atuações abaixo do esperado levaram a protestos dos torcedores e deixaram a permanência de Castro em dúvida. Depois de uma reunião com a diretoria da SAF, John Textor decidiu dar mais um voto de confiança ao treinador.
O início na Copa do Brasil também aconteceu com sustos. O Glorioso escapou da eliminação para o Sergipe no último minuto, com gol de Adryelson no empate em 1 a 1.
O português começou a reorganizar o grupo ainda na caminhada da Taça Rio. O Alvinegro garantiu o título e sua vaga na Copa do Brasil de 2024 sem sustos.
AFIRMAÇÃO ALVINEGRA E RECORDES QUEBRADOS
O início de Brasileirão marcou uma guinada na passagem de Luís Castro no Botafogo. Sob seu comando, o Alvinegro engatou uma sequência de cinco vitórias consecutivas no início da competição (quebrando o recorde botafoguense em começos de Brasileirão, que era da edição de 1981).
Além disso, o grupo que tem como referência Tiquinho Soares estabeleceu o recorde de rodadas na liderança da competição nacional. São 12 rodadas no topo, e o Alvinegro abriu sete pontos de vantagem sobre o vice-líder Grêmio.
Após montar minuciosamente o Botafogo e torná-lo digno de sonhar com títulos de ponta, Luís Castro parte para um sonho nas Arábias.