Botafogo aposta em semana livre para recuperar lesionados; veja cada caso

Sem jogos durante o Carnaval, clube alvinegro tem missão de diminuir lista de atletas no departamento médico

Escrito por

O Botafogo tem uma semana livre até o duelo contra o Flamengo, no próximo sábado, pelo Campeonato Carioca. Uma das prioridades do clube durante o período será a recuperação e a evolução no tratamento de atletas lesionados. Abaixo, o LANCE! apresenta mais detalhes sobre cada caso.

Atualmente, o Botafogo tem sete jogadores no departamento médico. A maior parte dos casos é complexa e não será concluída totalmente até o clássico de domingo. Apesar de estar recuperado, Lucas Fernandes foi incluído na lista abaixo porque ainda não estreou na temporada 2023.

LUCAS FERNANDES

Único da lista que não está mais no departamento médico. O meia está recuperado de lesão muscular sofrida nas férias e treina sem limitações desde a última semana. Ele, inclusive, foi relacionado para o jogo contra o Vasco, mas não foi acionado por Luís Castro. Lucas Fernandes usará os treinos dos próximos dias para ganhar ritmo e evoluir na questão física. Se não sentir nada, o camisa 18 poderá, enfim, estrear na temporada diante do Flamengo.

MARÇAL

O lateral-esquerdo teve constatado um problema físico na última semana e desfalcou a equipe no clássico contra o Vasco. O Botafogo não informou detalhes sobre a lesão, mas não se trata de um caso grave. Ele terá cinco dias de trabalho para se recuperar e ficar à disposição de Luís Castro para a viagem à Brasília.

PHILIPE SAMPAIO

Um caso recente e que requer atenção. O zagueiro sofreu uma síncope atraumática na derrota para o Vasco, na última quinta-feira, e teve que sair de ambulância do gramado após desmaiar e perder a consciência por alguns segundos. Ele ficou três dias em observação no hospital e recebeu alta na manhã de domingo. De acordo com o Botafogo, Sampaio se reapresenta nesta terça para passar por novas avaliações no DM e, como forma de precaução, não jogará contra o Flamengo.

Philipe Sampaio recebeu alta neste domingo (Foto: Divulgação/Botafogo)

GATITO FERNÁNDEZ

O goleiro, que sofreu uma luxação no ombro em novembro, avançou no tratamento da lesão nas últimas semanas e iniciou a fase de transição. Ele já faz treinos efetivos com bola, mas ainda em intensidade baixa. A expectativa é que ele retorne aos gramados entre março e abril.

EDUARDO

O meio-campista, que operou a perna esquerda em novembro do ano passado, também começou a fase de transição. Ele faz atividades integradas com bola e fisioterapia, mas ainda não foi integrado ao restante do elenco. A semana livre pode servir para Eduardo avançar nesta fase do tratamento e se aproximar do retorno aos gramados.

CARLOS ALBERTO

O atacante sofreu uma lesão nos ligamentos laterais do tornozelo no início do mês, mas não precisou passar por procedimentos cirúrgicos. Ele avançou no tratamento nas últimas semanas e vive a expectativa pelo retorno aos gramados. A reapresentação nesta terça-feira pode dar pistas se ele terá chances de enfrentar o Flamengo no sábado.

KAYQUE

O volante sofreu uma lesão no ligamento cruzado anterior do joelho direito, em julho de 2022, e passou por uma cirurgia. Em fase de transição, ele faz treinos com bola separado do grupo e deve retornar apenas para o Campeonato Brasileiro, que tem início em abril.

BRENO

​O volante vive situação parecida. Ele sofreu entorse no joelho em julho de 2022 e precisou passar por procedimento cirúrgico. Apesar de não ter atuado pelo time profissional no ano passado, ele foi incluído na lista de numeração fixa do elenco para 2023 e pode ser aproveitado a partir do Campeonato Brasileiro.

Siga o Lance! no Google News