Botafogo busca ‘número mágico’ para ser campeão brasileiro

Só quatro clubes não foram campeões, abrindo a 29ª rodada na liderança

Escrito por

Na busca do tricampeonato, o Botafogo chega à reta final do Campeonato Brasileiro na ponta da tabela. Palmeiras e Fortaleza seguem na cola da equipe comandada por Artur Jorge, com apenas um e dois pontos atrás, respectivamente.

+Botafogo terá desfalque importante para confronto contra o Athletico-PR

Desde que o campeonato passou a ser disputado por 20 equipes, em 2006, nenhum vice-campeão alcançou 75 pontos na tabela, ou seja, esse é considerado o "número mágico" para ser campeão do Brasileirão.

Quantas vitórias faltam para o Botafogo

Seguindo a lógica dos 75 pontos, o Botafogo precisa de mais seis vitórias - ou cinco vitórias e três empates - nas últimas dez rodadas. Com 67% de sucesso nos jogos no Brasileirão atualmente, o time carioca precisaria de 60% de aproveitamento nos jogos restantes.

Nessa altura da competição, com 57 pontos a dez jogos do fim, o Botafogo tem pontuação maior do que 10 dos 18 campeões do Brasileirão na era dos pontos corridos - com 20 clubes - possuíam nessa altura da competição. Importante ressaltar que em 2005 o torneio era disputado por 22 equipes e o atual formato foi colocado apenas no ano seguinte.

➡️ Tudo sobre o Fogão agora no WhatsApp. Siga o nosso novo canal Lance! Botafogo

Como os campeões estavam no início da 29ª rodada

Botafogo empatou com o Gêmio por 0 a 0, na 28ª rodada do Brasileirão (Foto: Kayan Mendes/AGIF)

O time que abriu a 29ª rodada na liderança só não foi campeão em quatro oportunidades: 2023, 2020, 2009 e 2008. No Brasileirão da temporada passada, o Botafogo ocupava o topo da competição com 59 pontos nesta altura do Campeonato Brasileiro.

Siga o Lance! no Google News