O Botafogo venceu o São Paulo por 2 a 1, na tarde deste domingo (8), no Estádio Nilton Santos, e se sagrou campeão brasileiro de 2024. Com a conquista, o Alvinegro igualou uma façanha histórica do futebol nacional, que somente tinha sido conseguida por Santos e Flamengo em mais de 60 anos.
➡️ Siga o canal Lance! Indica no WhatsApp. As melhores ofertas e cupons exclusivos em tempo real!
Campeão da Copa Libertadores no sábado retrasado (30 de novembro), em Buenos Aires, ao vencer o Atlético Mineiro por 3 a 1, o Botafogo obteve a dobradinha com o título do Campeonato Brasileiro no mesmo ano da conquista continental.
As façanhas de Botafogo, Santos e Flamengo
Tal façanha agora foi conseguida quatro vezes por três clubes diferentes. O Santos, de Pelé & Cia, foi campeão da Libertadores e também brasileiro duas vezes diferentes, em 1962 e em 1963. O Flamengo, de Gabigol e treinado por Jorge Jesus, conseguiu o feito uma vez, em 2019, quando conquistou as competições continental e nacional. E, agora, o Botafogo é o campeão da Libertadores e do Brasileirão no mesmo ano de 2024.
Outros dois grandes clubes nacionais chegaram muito perto de repetir a façanha. Em 2006, o Internacional conquistou a Libertadores, superando o São Paulo nas finais de ida e volta, na ocasião. Porém, o Colorado terminou vice-campeão brasileiro daquele ano, atrás do mesmo São Paulo, o campeão.
O Botafogo jogava pelo empate com o São Paulo para assegurar pela terceira vez na história a conquista do título nacional - as anteriores foram em 1968 e 1995. O Alvinegro só perderia a taça se fosse derrotado pelo São Paulo e o Palmeiras ganhasse do Fluminense. O Botafogo não deu chance ao adversário e fez a parte dele, batendo o São Paulo por 2 a 1, enquanto o Palmeiras perdia por 1 a 0, em casa, para o Fluminense.