Botafogo conta com escrita da ‘era Textor’ para enfrentar o São Paulo pela Libertadores

Alvinegro defende invencibilidade de quatro anos contra o Tricolor

Escrito por

O Botafogo volta à campo pelo jogo de ida das quartas de final Libertadores nesta quarta-feira (18), contra o São Paulo, a partir das 21h30 (Brasília), no Nilton Santos. O Glorioso tem bons motivos para acreditar na vitória e buscar a vantagem para decidir fora de casa.

▶️ Botafogo vive momento de ascensão e contraste com 2023; veja o que mudou

▶️ Artur Jorge tem dúvidas nas laterais do Botafogo para enfrentar o São Paulo

O retrospecto recente é favorável aos donos da casa. Desde que John Textor assumiu o clube, o Botafogo não saber o que é perder para os tricolores. Nos últimos dois anos, foram cinco confrontos entre os dois: três vitórias alvinegras e dois empates.

Mas a verdade é que a invencibilidade do Glorioso já dura há quatro anos. A última derrota para o São Paulo foi em dezembro de 2020, na 18° rodada do Campeonato Brasileiro. O time paulista venceu, em casa, por 4 a 0, com gols de Brenner (duas vezes), Reinaldo e Hernanes.

Com a vitória, o São Paulo terminou o primeiro turno como líder da competição. Por outro lado, o time carioca já estava na zona de rebaixamento brigando para não cair, o que acabou se concretizando ao fim da temporada.

A realidade agora é outra, o Alvinegro é líder isolado do campeonato nacional e vive uma ascenção no desempenho da equipe. O Botafogo de 2024 se mostrou preparado para lidar com momentos decisivos com vitórias e classificações que mostraram a força do coletivo e de uma mentalidade amadurecida. A classificação contra o Palmeiras na Libertadores e a goleada sobre o Flamengo exorcizaram possíveis fantasmas que poderiam tirar o sono dos torcedores pelos acontecimentos do ano passado. 

Em questão de momento, o time de General Severiano também leva a melhor. O time de Artur Jorge não sabe o que é perder há seis jogos. Já o Tricolor vive momento de instabilidade com duas derrotas nos últimos cinco jogos.

No retrospecto geral, os clubes se enfrentaram 108 vezes na histórias e o São Paulo leva breve vantagem: 40 vitórias para o carioca, 25 empates e 43 vitórias para o paulista. Mas quando o assunto é jogar em casa, o Botafogo leva a melhor: em 53 jogos, são 28 vitórias para o Alvinegro, 23 empates e 12 vitórias do Soberano.

Confira a provação escalação: John; Vitinho (Mateo Ponte), Bastos, Barboza e Marçal (Alex Telles); Gregore e Marlon Freitas; Luiz Henrique, Savarino e Thiago Almada; Igor Jesus.

Savarino e Arboleda em São Paulo x Botafogo pelo Campeonato Brasileiro no Morumbis. (Foto: Vitor Silva/Botafogo).
Siga o Lance! no Google News