Botafogo é acionado no STJD após organizada utilizar slogan que é interpretado como apologia nazista

Mobilização de organizada para confronto do Alvinegro com o Flamengo causa repercussão na Internet

imagem cameraAdvogados solicitaram denúncia à procuradoria do STJD (Foto: Vitor Silva / Botafogo)
Avatar
Lance!
Rio de Janeiro (RJ)
Dia 05/09/2023
19:53
Compartilhar

O  Botafogo se tornou alvo de uma notícia de infração disciplinar enviada nesta terça-feira (5) ao Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) pela Associação Brasileira de Imprensa (ABI). De acordo com informação divulgada pelo "Blog do Lauro Jardim", em "O Globo", a organizada "Loucos Pelo Botafogo"  teria usado um lema considerado adaptado da ofensiva nazista alemã contra o comunismo.

+ Botafogo x Flamengo: Raphael Claus diz que ‘não houve empurrão’ de Wesley em Tchê Tchê

Em uma publicação divulgada para mobilizar alvinegros de olho no clássico diante do Flamengo, a organizada escreveu "Antes morto que vermelho". A mensagem causou impacto entre internautas botafoguenses e flamenguistas como uma possível adaptação da expressão alemã "Lieber tot als rot" (“Melhor morto que vermelho”, em tradução livre). A mensagem era veiculada pela rádio Werwolf, comandada durante o Terceiro Reich por Joseph Goebbels, o ministro da Propaganda de Adolf Hitler.

+ Com tempo para trabalhar, Bruno Lage tenta recalcular rota e ajeitar o lado direito do Botafogo

+ Botafogo relata depredação e cadeiras quebradas no Niltão

A ABI, representada pelos advogados Carlos Nicodemos e Maria Fernanda Fernandes, pede que a procuradoria-geral do STJD apresente denúncia contra o Botafogo para que o Alvinegro seja punido pela manifestação da organizada. A mensagem veiculada, segundo a ABI, teria desrespeitado o Código Brasileiro de Justiça Desportiva (CBJD) e incorrido em ato discriminatório, que prevê multa até R$ 100 mil.

Ainda foi mencionado no documento outro trecho da publicação da “Loucos pelo Botafogo”: “Amanhã é dia de guerra”. Segundo a ABI, a frase faz uma apologia ao ódio, o que também descumpre o CBJD. A associação também vê ferimento da conduta do Código de Ética da Fifa.

Siga o Lance! no Google News