Botafogo encara único rival carioca que o fez perder pontos no Brasileiro

Mesmo em boa fase, Botafogo não vence o Vasco há um ano

Escrito por Rafael Lopes, supervisionado por

O Botafogo recebe o Vasco, nesta terça-feira (5), no Nilton Santos, pela 32ª rodada do Campeonato Brasileiro. O momento dos dois são distintos, mas ambos brigam na parte de cima da tabela. Apesar de liderar a competição e viver melhor momento da história, entre os arquirrivais do Rio de Janeiro, os clássicos contra o Vasco têm sido uma 'pedra no sapato' do Alvinegro desde a Era SAF.

➡️ Botafogo x Vasco: qual das SAFs investiu mais em contratações?

➡️ Botafogo toma decisão sobre proposta milionária por Igor Jesus; entenda

Entre os cariocas, o Cruz-Maltino é o rival que o Botafogo menos enfrentou desde a chegada de John Textor. Foram seis jogos: duas vitórias, um empate e três derrotas, ocasionando em cerca de 38% de aproveitamento, o pior entre os rivais regionais.

O melhor desempenho do Botafogo desde 2022, em clássicos, é contra o Fluminense, que também é o que mais enfrentou no período. São 11 jogos no total, sendo três derrotas, um empate e sete vitórias, seis delas seguidas. Contra o Tricolor, o Glorioso tem 66% de aproveitamento e uma invencibilidade de sete jogos.

Contra o Flamengo, é algo um pouco mais equilibrado. As equipes se enfrentaram nove vezes nos últimos dois anos: cinco derrotas e quatro vitórias, acumulando um aproveitamento de 44%, apesar de vir de duas vitórias seguidas, e uma goleada de 4 a 1.

Em campo, o Clássico da Amizade tem sido um incômodo para os alvinegros. O bom momento do Botafogo não tem refletido para os resultados, mesmo com realidade distantes.

Confira o retrospecto recente

Vasco 0 x 1 Botafogo - Carioca 2022
Vasco 2 x 0 Botafogo - Carioca 2023
Botafogo 2 x 0 Vasco - Brasileirão 2023
Vasco 1 x 0 Botafogo - Brasileirão 2023
Vasco 1 x 1 Botafogo - Brasileirão 2024

Apesar dos números, os torcedores têm algo para se apegar: desde que chegou ao Botafogo, o técnico Artur Jorge não sabe o que é perder um clássico. No Brasileirão 2024, são cinco disputados: quatro vitórias e um empate, justamente contra o Vasco, em São Januário.

Agora, o Glorioso recebe o Cruz-Maltino, no Nilton Santos, para quebrar a escrita contra o rival. O Alvinegro é o líder absoluto com 64 pontos, e vai em busca de mais três para manter a distância do vice Palmeiras, com 61. A bola rola a partir das 21h30 (de Brasília).

Bastos, jogador do Botafogo, comemora seu gol durante partida contra o Vasco, em São Januário pelo Campeonato Brasileiro A 2024. (Foto: Thiago Ribeiro/AGIF)

➡️ Tudo sobre o Fogão agora no WhatsApp. Siga o nosso novo canal Lance! Botafogo

Siga o Lance! no Google News