Botafogo fora da Copa do Brasil 2026? Veja cenários

Clube não tem mais chances de conseguir vaga pelo Estadual, mas há outro caminho

imagem cameraBotafogo, do interino Cláudio Caçapa, não consegue vaga na Copa do Brasil pelo Estadual (Foto: Vitor Silva/Botafogo)
21bfbdb5-0a0f-44df-b58f-7fa73c17eff2_DOLZAN-5X7-baixa4-aspect-ratio-1024-1024
Marcio Dolzan
Rio de Janeiro (RJ)
Dia 24/02/2025
06:45
Atualizado há 2 minutos
Compartilhar

A derrota por 1 a 0 para o Vasco tirou o Botafogo da semifinal do Campeonato Carioca 2025, mas por enquanto também impacta até mesmo a próxima temporada. Isso porque o time terminou a Taça Guanabara na 9ª colocação, o que o tirou inclusive da disputa da Taça Rio, que é disputada entre os clubes que terminaram a 1ª fase do Estadual entre a 5ª e a 8ª colocações. E quem não for semifinalista do Estadual, ou campeão da Taça Rio — caso do Botafogo — está fora da Copa do Brasil do ano seguinte.

➡️ Triste pela eliminação do Botafogo, Caçapa pede foco no Racing

A Copa do Brasil reúne 80 clubes de todas as federações em sua primeira fase. Os estados têm direito a números diferentes de vagas. No caso do Rio de Janeiro, são seis, que são distribuídas a critério da Federação de Futebol do Rio (Ferj).

A Ferj dá cinco dessas vagas aos quatro primeiros colocados no Estadual, mais o campeão da Taça Rio. A sexta vaga a que o estado tem direito é destinada ao campeão da Copa Rio, torneio disputado por equipes menores no segundo semestre. Assim, via Ferj, o Botafogo não tem direito à vaga na Copa do Brasil do ano que vem.

Botafogo precisa 'imitar' Corinthians para não ficar fora da Copa do Brasil

Para disputar a Copa do Brasil do próximo ano, o Botafogo vai precisar garantir uma das vagas da Libertadores do ano que vem, exatamente como aconteceu com o Corinthians este ano.

Em 2024, o Corinthians ficou fora dos playoffs do Campeonato Paulista e também não teve direito a uma das vagas que a federação daquele estado distribui para a Copa do Brasil. Mas o time se classificou para a edição deste ano a partir do momento em que garantiu uma vaga na Libertadores, mesmo que na fase preliminar.

Isso porque, além dos 80 clubes que iniciam a Copa do Brasil, outros 12 entram a partir da terceira fase. As vagas são destinadas ao campeão da Série B, da Copa do Nordeste e da Copa Verde do ano anterior, além de todos os times que se classificarem à Libertadores. E é nesse último caso que reside a chance do Botafogo de se classificar à Copa do Brasil.

E, para estar na Libertadores do próximo ano, o Botafogo tem três caminhos: conquistar o Bi do continente este ano; ser campeão da própria Copa do Brasil; ou terminar entre os seis primeiros do Brasileirão. Caso termine entre a 7ª e a 9ª colocações, o time ainda terá chances, desde que um dos clubes à frente conquiste a Libertadores ou a Sul-Americana.

Botafogo vai ter que buscar vaga no 2º semestre para não ficar fora da Copa do Brasil (Foto Luis Robayo/AFP)
Siga o Lance! no Google News