Depois de uma vitória emocionante, de virada, sobre o Corinthians, na casa do adversário, na última sexta-feira, em São Paulo, o Botafogo faturou o título inédito da Liga Sul-Americana de basquete. Os campeões retornaram ao Rio de Janeiro, na tarde de sábado e foram recebidos com muita festa em General Severiano. Eufóricos, os torcedores cantaram o hino do clube e exaltaram os heróis da conquista, embalados pelo técnico Léo Figueiró e o ídolo Jamaal.
A campanha do Alvinegro foi marcada pela superação e reviravoltas longe de casa. Na primeira fase, o time foi derrotado pelo Salta Basket (ARG) na estreia e triunfou sobre Nacional (URU) e San Andrés (COL) para avançar às semifinais.
No reencontro com o Salta, o Glorioso decidiu a partida na última bola e embalou de vez na competição. Na sequência, passou novamente com tranquilidade pelos uruguaios e colombianos. Nas semifinais, o time de Figueiró conseguiu uma virada épica sobre o Ciclista Olímpico (ARG), anfitrião da disputa. O Botafogo começou o último quarto perdendo por 17 pontos, mas conseguiu a virada para 68 a 67.
Na disputa do melhor de três pelo título com o Corinthians, o Glorioso saiu atrás na série na Arena Carioca 1, mas com duas vitórias em São Paulo o time pôde erguer a taça.
O treinador Léo Figueiró, um dos maiores símbolos do basquete alvinegro, era um dos mais animados na comemoração. Ele agradeceu o apoio da torcida durante toda a competição e puxou o tradicional canto "Não se Compara".
–Uma das maiores forças que eu tive para ir à São Paulo veio de vocês! Perdemos na Arena Carioca, mas muitos chegaram logo depois do jogo dizendo que íamos virar fora de casa e isso mexeu com o time. Normalmente não é assim em outros clubes, mas vocês provaram que realmente são diferentes, acreditam, nos deram confiança mesmo após uma atuação ruim e a taça está aqui! É nossa! – vibrou Figueiró diante de cerca de 500 torcedores.
Campeão da Liga Sul-Americana e garantido na Liga das Américas 2020/21, o Botafogo volta à quadra pelo NBB, na próxima quarta-feira, às 20h, para receber o São José.