Compra de Renato, em 2011, foi superfaturada, revela auditoria
'Oito de ouro' teve direitos adquiridos em 180% pela diretoria do Botafogo, à época comandada por Maurício Assumpção. Dirigente pode ser expulso do quadro de sócios
As contas da gestão Maurício Assumpção, que dirigiu o Botafogo entre 2009 e 2014, foram auditadas pela empresa Ernst & Young. Os primeiros resultados foram apresentados na noite desta terça-feira ao Conselho Deliberativo do Glorioso e têm como principal tema a contratação do volante Renato junto ao Sevilla, da Espanha, em 2011.
De acordo com o relatório, a compra dos direitos federativos do "Oito de ouro" foi superfaturada. Os 100% adquiridos foram seguidos de 80%, no mês seguinte à chegada do volante, em maio daquele ano. Os dados foram publicados originalmente pelo site Globoesporte.com.
Renato, atualmente com 37 anos e no Santos, onde ganhou projeção mundial, assinara contrato por três temporadas com o Glorioso. Pela equipe de General Severiano, ele disputou 127 partidas e marcou sete gols.
A coleta de dados ainda não foi concluída. O ex-dirigente, de acordo com o clube, terá oportunidade de se defender. Ele já vive processo ético dentro do Botafogo. Agravamento e/ou comprovação de improbidade administrativo poderá acarretar em consequências severas ao ex-dirigente.