Décimo terceiro reforço do Botafogo na temporada, o meia Gabriel Cortez teve o nome publicado no Boletim Informativo Diário (BID) da CBF, nesta quarta-feira, e está regularizado para jogar no Brasil. O equatoriano, no entanto, não poderá atuar na partida contra o Náutico, às 21h30, pela Copa do Brasil. Conforme determina o Regulamento Nacional de Registro e Transferências de Atletas de Futebol, um atleta só está habilitado a jogar se o nome dele constar no boletim até a véspera do jogo. O clube que descumpre a regra pode sofrer punições.
O regulamento específico da Copa do Brasil também trata da questão e estabelece o mesmo prazo.
– Art. 6º – Somente poderão participar da COPA os atletas que tenham sido publicados pela DRT no BID até o último dia útil que anteceder a cada partida.
§ 1º – Contratos de novos atletas para utilização na COPA deverão"
estar publicados no BID até o último dia útil anterior ao início da 6ª Fase
(quartas de final) – diz o regulamento.
Gabriel Cortez chegou ao Botafogo por empréstimo junto ao Guayaquil City-EQU, dono dos direitos federativos do atleta, até dezembro do 2020. Ao final da cessão, o Alvinegro terá uma opção de compra em definitivo, avaliada em um milhão de dólares (cerca de R$ 4.338.300,00, na cotação atual).
A estreia do jogador que tem o apelido de "Loco", como o ídolo uruguaio Sebastián Abreu deve acontecer na Taça Rio, dia 2 de março, quando o Alvinegro recebe o Boavista, no Nilton Santos.