A ascensão do Botafogo no futebol masculino e feminino em 2023 vem causando impacto também nas interações do torcedor com o clube. As redes sociais do Alvinegro alcançaram números significativos nos últimos meses e fizeram o clube liderar o ranking de engajamento de clubes do Brasil.
Do 21 ao dia 27, o Glorioso liderou o ranking semanal de interações do Facebook, Twitter e Tiktok. Nas duas últimas redes, o clube ocupou também a segunda colocação em maio, com 3,09 milhões de interações e 11 milhões de interações respectivamente. A luta para fazer com que o Botafogo se torne cada vez mais forte nesta área move a comunicação alvinegra.
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Ao Lance!, o diretor de comunicação do Botafogo, Júlio Gracco, apontou como o clube vem se planejando para achar novas formas de interagir com a torcida.
- O nosso plano estratégico está altamente voltado em promover interações estimulantes com o nosso torcedor. Envolvê-los nos conteúdos nos faz ficar cada vez mais próximos deles e ganhar a empatia. O Botafogo tem uma torcida apaixonada, que joga junto e é altamente engajada também no digital. Então, é muito legal ver esse envolvimento dos torcedores com o clube e esse é o principal objetivo da SAF, pois quanto mais engajamento e interações tivermos, maior será o nosso retorno em patrocínios, parcerias e no posicionamento de marca - afirmou.
Gracco não esconde que o bom momento em campo contribui para o crescimento do trabalho.
- Ajuda muito o nosso trabalho referente a produção de conteúdo, mas também nos desafia a ter um planejamento estratégico de conteúdo muito bem detalhado, baseado no equilíbrio entre irreverência, senso crítico e posicionamento institucional. É um momento em que nosso público-alvo está ávido em consumir conteúdo e precisamos pensar fora da caixa para surpreender positivamente.
Em meio a isso, cabe à comunicação tentar atender diversos perfis que acessam as redes sociais, a busca é por se manter sempre em contato com o torcedor.
- Temos evoluído em estratégia olhando para cada rede de forma individual. As redes sociais fazem com que o Botafogo "exista" durante as 24 horas do dia e o nosso dever é cuidar para que a torcida seja impactada da forma mais assertiva possível, seja com informações relevantes, cobertura de jogos, treinos, bastidores, brincadeiras entre atletas, peças gráficas que valorizem nossos ativos, enfim, tudo o que o Botafogo está "vivendo" em seus dias - afirmou.
Gracco ainda frisou a necessidade de estar atento a cada "espaço" digital que o Glorioso ocupa.
- Temos que ter um entendimento de como atuar e obter o melhor retorno em cada ferramenta. Um exemplo disso é a figura do "adm" que aparece bastante no Twitter e no TikTok, trazendo um conteúdo leve, irreverente, que instiga a participação da torcida- destacou.
O diretor de comunicação enumerou o que tem sido essencial para o Alvinegro dar um "salto" em seu engajamento.
- Acredito que muitos dos resultados alcançados em nossas redes sociais nos últimos meses tem ligação direta com o incentivo e a liberdade criativa que recebemos do John Textor e da SAF como um todo. Dentro desse cenário, tenho que exaltar os profissionais das nossas equipes de Comunicação, Branding e Marketing, muitos estão aqui desde antes da criação da SAF e agora, com mais estrutura e apoio, atuam de forma incansável para entregar o melhor conteúdo ao nosso torcedor. É uma mescla interessante de conhecimento de Botafogo e entendimento do gosto da torcida - disse.
Júlio Gracco destacou que há planos em desenvolvimento envolvendo comunicação e branding. E ressaltou:
- Em breve, teremos novidades que irão potencializar ainda mais a marca Botafogo no digital.
O diretor de comunicação também apontou que o Botafogo vai se esmerar para crescer ainda mais.
- Como falamos internamente em nossas reuniões de equipe, sempre há margem para evolução. Sobretudo quando tratamos do digital, que é uma área que exige uma constante atualização e um olhar atento para as tendências do momento. Temos o entendimento que estamos representando uma instituição centenária, tradicional e grandiosa e, por isso, vamos trabalhar para estarmos sempre em crescimento - concluiu.