!Em paz! Botafogo cria sentimento de família no clube e vive oposição a rival em ebulição

Glorioso atinge harmonia: união do convívio na igreja até o sentimento de "correr pelo companheiro"

imagem cameraElenco do Botafogo comemora vitória por 3 a 1 sobre o Internacional (Foto: Vitor Silva/Botafogo)
Avatar
Lance!
Rio de Janeiro (RJ)
Dia 15/08/2023
15:39
Atualizado em 15/08/2023
19:30
Compartilhar

Tem clube no Rio de Janeiro com brigas constantes. Mas, com certeza, não é no Botafogo, líder do Campeonato Brasileiro (com 13 pontos de vantagem sobre o segundo lugar) e nas quartas de final da Copa Sul-Americana.

Um dos pontos de maior destaque no Alvinegro é a união do grupo durante o ano. Diversos jogadores declararam, por várias vezes, que o bom ambiente tem sido importante na caminhada dentro da temporada. Inclusive, uma parte do elenco participa de cultos na mesma igreja.

Em 24 de julho, dia seguinte ao empate por 2 a 2 com o Santos, pela 16ª rodada do Brasileirão, os zagueiros Adryelson e Phillipe Sampaio, o lateral-direito Rafael, o meia Tchê Tchê, o atacante Júnior Santos e o auxiliar técnico Lucio Flavio participaram juntos do Culto do Atletas, encontro que ocorre em uma igreja evangélica na Barra da Tijuca, Zona Oeste do Rio de Janeiro.

+ Copo Stanley a partir de R$120,00. Bebida gelada nos 90' de jogo do líder!

Sampaio e Lúcio Flávio são assíduos no local, assim como o goleiro Gatito Fernandez. O atacante Pedro, do Flamengo, também faz parte desta comunidade.

> !SEM BRIGA AQUI!

Nos bastidores, a construção do grupo alvinegro avaliou o perfil pacífico de cada jogador antes de concretizar as contratações. Na última semana, o Glorioso tomou o mesmo cuidado na contratação do atacante Diego Costa. Rumores vindos de Minas Gerais apontavam crises de relacionamento do centroavante no Galo, mas o técnico Bruno Lage deu aval para a contratação, já que ambos trabalhavam no Wolverhampton (ING) e tiveram bom convívio.

> REDE DE APOIO ENTRE OS JOGADORES

Outro ponto nítido na união do elenco é a rede de apoio construída. Durante período lesionado, o atacante Luís Henrique foi para o Estádio Nilton Santos usando camisa com ilustração de Tiquinho Soares. Já diante do Coritiba, Tiquinho Soares balançou a rede e fez a comemoração Luís Henrique, cruzando os braços.

Agora que Tiquinho está lesionado, Luís Henrique marcou diante do Internacional e dedicou o gol ao camisa 9.

- Quando eu o encontrei no aeroporto, ele estava triste. Eu disse para ele descansar, se recuperar, que eu correria por ele. Isso jamais será diferente. Todo mundo correu por ele, pelo grupo e temos uma família dentro do vestiário - disse Luís Henrique após Botafogo 3 x 1 Internacional.

Ao fim do jogo, os atletas fizeram chamada de vídeo para Tiquinho Soares e comemoraram o triunfo com o atacante.

Tiquinho Soares em chamada de vídeo depois de vitória do Botafogo contra o Inter (Foto: Vitor Silva/Botafogo)

> A FAMÍLIA BOTAFOGO

Nas redes sociais, o Botafogo tem destacado que o clube é como uma família. Também existe um posicionamento de família entre o Alvinegro e os outros clubes da Eagle Football Holdings LLC, empresa de John Textor, nas postagens do Glorioso nas redes sociais. Existe uma sinergia entre Botafogo, Crystal Palace (ING), Lyon (FRA) e RWD Molenbeek (BEL). Inclusive, a Botafogo TV chegou a transmitir jogos do RWD Molenbeek ao vivo durante o primeiro semestre deste ano.

> !ATÉ O "BOSS" É GENTE BOA!

No dia 20 de julho, em entrevista à ESPN, Gatito Fernández elogiou a personalidade de John Textor, que vem ao Brasil com alguma frequência para estar ao lado do Botafogo:

- O Textor quando vem nos visitar é bem recebido, brinca muito com a gente. Nem parece ser o dono do clube de tão amável com a gente. Tudo isso é o ambiente do Botafogo. Leve, muito bom. A gente mantém isso, não porque estamos bem, mas também ano passado, com turbulência no Brasileiro, tínhamos o ambiente bom. Tudo isso que aconteceu nos deixou mais fortes e unidos.

> EM 95 TAMBÉM TINHA TRETA NO FLAMENGO...

Em 1995, no dia 3 de agosto, uma pancadaria aconteceu no rival, em excursão ao Japão. O Flamengo vinha perdendo por 3 a 0 para o Kashiwa Reysol (JAP) e Romário deu um pontapé em Sávio na saída para o intervalo. Sávio não reagiu, o Fla levou a pior por 3 a 2 e entrou em crise.

No dia 17 de dezembro de 1995, o Botafogo levantou a taça do Campeonato Brasileiro. Será que a história vai se repetir?  

Siga o Lance! no Google News